Diário


Prezado(a) especializando(a),

durante esse módulo você concluirá uma das etapas do processo de Planejamento em Saúde iniciado nos outros módulos.

A partir das informações coletadas armazene aqui suas anotações. O seu tutor terá acesso a esse texto e lhe acompanhará ao longo desse processo. Quando o texto estiver concluído, você deverá enviá-lo definitivamente clicando em "Enviar". Bom trabalho!


 

A atividade

 

A avaliação é parte do processo de planejamento/gestão, deve servir para direcionar ou redirecionar a execução de ações, atividades e/ou programas. A avaliação deve constituir-se em um suporte para tomada de decisões relativas às atividades realizadas. Incorporar a avaliação na prática cotidiana é exercitar o senso crítico e a vontade de melhorar as ações, num processo contínuo de revisão das práticas em saúde.

No Módulo de Planejamento em Saúde, você identificou problemas, descreveu aqueles considerados prioritários, e definiu estratégias de ação para enfrentá-los.

  • Para cada ação que você propôs, elabore uma forma de avaliar se a mesma foi adequada para atuar sobre o problema em questão, propondo indicadores de avaliação e seu respectivo juízo de valor (bom/regular/ruim; satisfatório/insatisfatório; etc.). Você pode utilizar como parâmetro de avaliação as metas que você estabeleceu previamente.

Classifique essa avaliação quanto à finalidade (conhecimento, gerência, decisão), momento da realização (ex-ante ou ex-post) e natureza (normativa, pesquisa avaliativa).