Bate Papo

Situação da Gestão na Educação Continuada

 
 
Imagem de Paulo Sérgio Ferreira Gama (201206340)
Situação da Gestão na Educação Continuada
por Paulo Sérgio Ferreira Gama (201206340) - sábado, 2 Fev 2013, 17:17
 

Sou Enfermeiro Obstétra, Atuando na ponta (Estratégia Saúde da Familia) em Boa Vista-Roraima,   trabalhei anos anteriores em maternidade e como coordenador de macroárea, com a missão de orientar as equipes de profissionais da saúde no alcance de metas pactuadas, bem como avaliação dos indicadores.

Quanto a educação continuada, a nossa angustia sempre esbarrou na falta de compromisso dos gestores, comprometendo os conceitos primordiais da educação em saúde.

 
Imagem de Telma Barbosa de Oliveira Cáceres (201206628)
Re: Situação da Gestão na Educação Continuada
por Telma Barbosa de Oliveira Cáceres (201206628) - domingo, 3 Fev 2013, 09:56
 

Sou enfermeira no estado de Mato Grosso do Sul, na capital do estado e tenho seis anos de experiêcia na area hospitalar, sendo esta minha única atuação profissional após a faculdade.

o assunto que temos que tranasmitir à nossa equipe com certeza é diferenciado, porem essa falta de interesse em educação encontramos também. Sendo que muitos tem mais de um emprego, e o esgotamento é fisico e também mental, isso dificulta a aceitação de encontros para educação continuada promovido pelas equipes multidisciplinares e participam quando é determinado obrigatoriedade e escalados pela chefia.

 

Imagem de Patricia Viotti Corrêa (201207150)
Re: Situação da Gestão na Educação Continuada
por Patricia Viotti Corrêa (201207150) - quarta, 13 Fev 2013, 06:47
 

Trabalhei 15 anos em Hospital e estou em Centro de Saúde há quase 13 anos. Fiz 3 especializações, 1 delas pela Prefeitura de Belo Horizonte e essa é a 4ª pelo MS. A minha procura pela educação é pessoal. Não dá para ficar esperando o poder público. Acredito que até em serviço podemos montar treinamentos dividindo os temas. Que sejam movimentos pequenos mas que aconteçam. Não é fácil mas não é impossível. A enfermagem tem que se unir para reinvindicar essas questões educativas. Aqui em BH nem todos os distritos deixam ter reuniões de Enfermeiros das Unidades Básicas, dizem que só sabemos reclamar. Mudei de distrito e nesse agora temos reuniões mensais com discussão de temas que propomos e apresentações dos colegas de atividades que estão dando certo. Cada um com sua organização de serviço. Muito bom.

Imagem de Cândida Maria Pimentel Pereira (201205973)
Re: Situação da Gestão na Educação Continuada
por Cândida Maria Pimentel Pereira (201205973) - sexta, 15 Fev 2013, 15:32
 

Concordo que para haver uma educação continuada de qualidade é necessário o apoio do gestor, uma ensinar da maneira tradicional não requer muito recursos pois um fala e os fingem que apreendem, atualmente ulilizando uma metodologia mais estimuladora seram necessários mais tempo, remanejamento de escala de serviço,recursos audio visuais para que todos possam participar e se beneficiar do aprendizado.Porém, como nós da área de saúde trabalhamos muito com o improviso sempre temos que realizar acões educativas com o pouco que nos são oferecidos e sempre estamos com a sensação que poderíamos ter feito melhor.