Destaques de Conteúdo

Qualisus redes

 
 
Imagem de Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672)
Qualisus redes
por Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672) - segunda, 19 Nov 2012, 11:17
 

A proposta do curso baseia-se na portaria 396/2011 que instituiu o projeto de formação e melhoria da qualidade de rede de saúde - qualisus redes, no artigo VI ela assinala a importância da qualificação do cuidado em saúde, incentivando a definição e a implantação de protocolos clinicos, linhas de cuidados e processos de capacitação profissional.

Gostaria de abrir uma discurssão sobre a realidade de cada municipio em relação a este tema, se os municipios buscam a qualificação dos seus profissionais, bem como a criação e implantação de protocolos?

 
Imagem de Edson Henrique Borba Bono (201206069)
Re: Qualisus redes
por Edson Henrique Borba Bono (201206069) - segunda, 19 Nov 2012, 14:35
 

Acredito que é muito importante existir um acesso a qualificação no cuidado em saúde e que os profissionais da assistência tenham uma oportunidade de se desenvolverem no teórico prático. Sei a importância de se estabelecer um atendimento seguro e padronizado, mas esta condição deve ser melhor estruturada e prossionais mais preparados cientificamente; ciência essa que pretendo adquirir no decorrer do curso. Hoje na intituição que trabalho pouco se investe na qualificação dos colaboradores e tão pouco implantação de protocolos.

Edson

Cuiabá-MT

 

Imagem de Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672)
Re: Qualisus redes
por Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672) - segunda, 19 Nov 2012, 15:05
 

É verdade Edson acredito que está é a realidade da maioria dos municipios, pouco investimento na capacitação profissional de seus funcionarios, muita cobrança de quantitativo de produção e não na qualidade do atendimento. E os protocolos não se houve nem falar.

Mas nos profissionais temos que ter a conciencia de mudar e melhorar a cada dia, lutar por nossos direitos e buscar a excelencia na assistencia que prestamos.

Imagem de Camilla Sandrianny Pereira Barbosa (201207163)
Re: Qualisus redes
por Camilla Sandrianny Pereira Barbosa (201207163) - segunda, 19 Nov 2012, 20:22
 

Boa Noite,

Edson e Leilane concordo plenamente com voçês o investimento em qualificação profissional é pouquissimo, aqui em meu municipio raramente temos qualificação temos sempre que procurar fora. Temos muita cobrança , pouco incentivo inclusive salaria.

A oportunidade de cursos como este oferece a nós profissionais uma melhor qualidade e uma grande oportunidade de ampliar nossos conhecimentos.

Abraço.

Imagem de Suely Ferreira da Silva (201207357)
Re: Qualisus redes
por Suely Ferreira da Silva (201207357) - segunda, 19 Nov 2012, 15:47
 

Olá gente  bonita. Percebo que existe uma certa preocupação por parte da SES DF em qualificar seus profissionais, no entanto, muitos dos que  atualizam-se apenas ainda estão em busca de certificados, não colocando em prática naquilo em que foram capacitados, deixando a clientela sem um atendimento adequado.  Haja vista os proocolos que também ainda não foram implantados, asssim como a SAE. Infelizmente ainda são poucos os profissionais que vestem a camisa de sua profissão. De acordo com a Portaria em questão, quando um profissional se qualifica, todos ganham, pois é uma sementinha nova que está sendo plantada.

Imagem de Ana Célia Nascimento Santiago (201207068)
Re: Qualisus redes
por Ana Célia Nascimento Santiago (201207068) - segunda, 19 Nov 2012, 15:53
 

O projeto qualisus, e excelente e necessario que se aplique em sua totalidade, porem infelizmente com relaçao a capacitaçao profissional. nosso municipio ainda esta se encaminhando, visto que a prioridade ainda consiste em metas quantitativas que visam a produtividade, sendo que a qualitativa um pouco a merce.mas acredito que a busca dos proprios profissionais nesse aprefeiõamnete ja e uma reflexão dessa mudança de mentalidade em busca de uma nova formsa de atençao a saude.

Imagem de Francisco das Chagas Santos Silva (201207232)
Re: Qualisus redes
por Francisco das Chagas Santos Silva (201207232) - segunda, 19 Nov 2012, 16:22
 

Sou funcionário efetivo da SEMUS de São Luís/MA, e aqui as iniciativas de qualificação ainda são poucas. No mês passado conheci o NEP( Nucleo de Educação Permanente) do hospital Clementino Moura, vulgo Socorrão II, uma iniciativa de alguns profissionais que acerca de 2 anos tem realizado atividades de capacitação para funcionários daquela instituição, estágiarios e alguns profissionais de outras unidades. Eles trabalham com uma agenda de cursos trimestral, que é criada com a participação dos funcionários, segundo as necessidades de cada setor. Contam com uma pequena e importante ajuda financeira da diretoria do hospital, que cedeu ainda uma sala para atividades administrativas e também recebem apoio de alguns fornecedores, que realizam algumas capacitações e tem a oportunidade de mostrar os seus produtos. Só tenho conhecimento desse núcleo e fiquei interessado em tentar a implantação também na unidade de saúde, no entanto, por motivo da mudança de prefeito em janeiro, vou aguardar para mostrar algum projeto. Precisamos realmente desenvolver nossos protocolos, de acordo com nossa realidade e baseado evidências clínicas reconhecidas. No entanto, utilizamos apenas os protocolos do ministério da saúde, que são muito utéis por sinal.

Imagem de Valéria Coimbra de Barros Martins (201206039)
Re: Qualisus redes
por Valéria Coimbra de Barros Martins (201206039) - segunda, 19 Nov 2012, 17:01
 

O Projeto de formação e melhoria da qualidade de rede de saúde, instituído pela PT 396/2011, sem dúvida é de grande valia para os usuários e profissionais do SUS. Trabalho em uma instituição do Estado, e integro a Educação Continuada. Promovemos treinamentos baseados em uma metodologia lúdica, com assuntos pertinentes à gestão hospitalar e de ordem técnica aplicadas no cotidiano de trabalho, buscando aperfeiçoamento em suas tarefas. Os participantes gostam da experiência, no entanto, temos resistência por parte dos colaboradores mais antigos da instituição, que não participam. Fica muito claro que, com temáticas pertinentes e discussões integradas, as relações interpessoais ficam mais integradas e se promove um cuidado reflexivo aos pacientes. Elaboramos os POPS - Protocolos Operacionais Padrão e estamos nos treinamentos, validando-os aos poucos.Achei interessante a experiência do Francisco das Chagas, que informa que sua instituição fornece uma pequena e importante ajuda financeira da diretoria do hospital. A Direção apoia o nosso projeto, porém não dispomos de nenhum incentivo financeiro. Temos salas com Datashow e o material que seja necessário. Para uma atividade tão importante como treinamento, que requer tempo para  estudo, pesquisa e elaboração de um Plano de Treinamento,  não se tem nenhum incentivo financeiro para os facilitadores.

JOSI
Re: Qualisus redes
por Josiânia Carla Teixeira de Oliveira (201207225) - segunda, 19 Nov 2012, 18:24
 

Boa noite,

O Município em que atuo como profissional do SUS já se mobiliza para qualificação de seus profissionais, temos um excelente setor de Educação Permanente, que oferece alguns treinamentos, como também  repassa as informações sobre cursos, atualizações etc. Também contamos com treinamentos oferecidos pelas referencias técnicas de suas áreas afins e a elaboração de protocolos de serviço .

Participo de algumas comissões e tive a oportunidade de promover alguns treinamentos específicos para Enfermeiros e para minhas surpresa e decepção o absenteísmo foi consideravel.

Mesmo as Instituições promovendo ações para capacitar, reciclar e oferecer novos  conhecimento aos seus profissionais, é muito dificil sensibilizá-los sobre a importância de sua participação e contribuição para melhoria dos processos.

Imagem de Maria de Lourdes Lima Menezes de Oliveira (201206652)
Re: Qualisus redes
 

Trabalho no municipio de Belo Horizonte, capital de MG. Aqui a estrategia saude da familia esta bem sedimentada. A educação continuada e permanente dos profissionais que integram a rede de atenção primária está sempre oferecendo capacitações e treinamentos de fácil aplicabilidade no dia a dia do PSF. A realidade de um municipio grande e com uma gama muito variada de composição da população e que apresenta núcleos diversos de formação familiar e condiçoes de vivencia muito diferenciada, faz com que cada distrito sanitário e centros de saude tenham estrategias diferenciadas para a capacitação dos profissionais, sem perder de vista o foco central da secretaria de saude como um todo, é sempre ofertado opçoes de escolha para que o profissional veja o que é o mais importante naquele momento para ele desenvolver suas atividades. Além disto BH tem seu trabalho sustentado por protocolos clinicos onde todos os profisisonais de saude buscam orientar o atendimento, estes protocolos são desenvolvidos pelo municipio e toda a linha de cuidado e atenção a saude são focados nestes protocolos, desta forma existe uma orientação geral das açoes de saude em todo municipio, mas ao mesmo tempo tem-se condições de se enfatizar as ações que são peculiares de cada região do municipio.

 

Imagem de Silvia Cristina Viana Silva Lima (201206714)
Re: Qualisus redes
por Silvia Cristina Viana Silva Lima (201206714) - segunda, 19 Nov 2012, 18:46
 

 Adorei sua intervenção sobre o tema, gostaria de enfatizar que discutir sobre Linha Cuidado exige debater sobre a atenção integral – centrado no usuário – em suas necessidades – trabalhar por projetos terapêuticos integrados e integralizados. Havendo, portanto, necessidade de discutir a CAPACIDADE GESTORA DE INTERLOCUÇÃO, DE NEGOCIAÇÃO entre os envolvidos.

Imagem de Ana Marta de Oliveira Diniz (201207239)
Re: Qualisus redes
por Ana Marta de Oliveira Diniz (201207239) - segunda, 19 Nov 2012, 19:12
 

Caros boa noite!

Sou do municipio de Piedade dos Gerais Minas gerais, é uma cidade de pequeno porte, atuo como profissional da saúde  a dez  anos, os programas de qualificaçao de profissionais ainda não chegou aqui, infelizmente os profissionais procurão qualificar se por conta propria, implantação de protocolos alguns do ministerio da saúde, vi nesse curso um caminho para a mudança da realidade local, acredito que posso contribuir para isso é a melhor forma é a busca da conhecimento. 

 

Imagem de Cristina Sayonara Rodrigues Silva Soares (201207737)
Re: Qualisus redes
 

Olá! Trabalho no Hemocentro de Goiânia onde tem oferecido cursos, treinamentos para qualificar os profissionais. Tenho observado essa preocupação  da unidade, oferecendo capacitação para realizar um atendimento adequado.Ajudei a implantar Protocolos de vários procedimentos,além de utilizar o Protocolo do Ministério da Saúde para hemofilia que é fundamental no atendimento. Aos poucos temos crescido no conhecimento e procurado realizar um atendimento de qualidade, promovendo eficácia no cuidado ao paciente. Cristina

Imagem de Fabio Gouveia dos Reis (201207245)
Re: Qualisus redes
por Fabio Gouveia dos Reis (201207245) - segunda, 19 Nov 2012, 19:57
 

Realmente a qualificação dos profissionais e a implantação de protocolos clínicos de atendimento e de grande importância para o serviço, mas ainda vejo um grande caminho a trilhar principalmente quando temos que mexer com a classe médica que além de muitas vezes não seguir estes protocolos ainda criam túmulto em relação a atuação de outros profissionais na saúde. Pode não parecer mas as políticas de saúde ainda os defende e muito os mesmos têm força política e seus anseios ainda são atendidos em relação as demais profissões um exemplo e a lei que autoriza o médico assumir dois PSF com 20 horas cada isso não foi liberado para outros profissionais mas para classe médica sim e os salários a discrepância e um absurdo de valores e assim vamos indo na saúde deste país.

Imagem de Adalci Oliveira da Silva D' Ramos (201205965)
Re: Qualisus redes
por Adalci Oliveira da Silva D' Ramos (201205965) - segunda, 19 Nov 2012, 20:41
 

 Boa noite,

 Trabalho aqui em Salvador em um ambulatório de neuro-psiquiatria e também temos as mesmas deficiências, já citadas nesta discussão. Ainda  não temos protocolos , a rede assistencial é desarticulada, não temos incentivos da secretaria de saúde do município, para melhoria deste sistema.

 Acredito  que antes de mais nada se faz necessário toda uma restruturação da atenção em saúde mental, na minha cidade não temos CAPS III, as emergências psiquiátricas sempre lotadas , os hospitais gerais sem leitos para este público específico. Portanto precisamos sim de qualificação profissional,  melhores condições de trabalho, implantação e implementação dos protocolos  fortalecimento das RAS, visto que estas ações são interligadas e não isoladas.

    Um abraço,

   Adalci Ramos

Imagem de Alane Aragão Pereira Chaves (201207666)
Re: Qualisus redes
por Alane Aragão Pereira Chaves (201207666) - segunda, 19 Nov 2012, 21:01
 

Olá pessoal, fico feliz que muitas instituições se preocupam com a qualificação profissional, mas faço minhas as palavras de Dilma, trabalho em São Brás, município alagoano e a capacitação de profisssionais não existe literalmente. Existe sim, a minha com meus técnicos de enfermagem e a associação com um profissional médico. Tenho que ir em busca desse aperfeiçoamento.

 

Imagem de Dilma Teixeira de Oliveira Canuto (201206680)
Re: Qualisus redes
por Dilma Teixeira de Oliveira Canuto (201206680) - segunda, 19 Nov 2012, 20:15
 

Boa  Noite Pessoal,

Trabalho em um Mini Pronto Socorro na cidade de Maceió- Alagoas e lá não tem chegado cursos de atualização, inclusive tomei conhecimento desta especialização através de uma colega da Escola Técnica de Saúde. Sei que existe Núcleo de Educação Permanente no Estado , mas não conheço a atuação, embora saibamos da grande importância para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem.Por isso esta especialização em linhas de cuidados de enfermagem é muito importante para mim.

A Qualificação da Rede de Assistência do SUS é de grande importãncia para as diversas áreas do saber.

Imagem de Camilla Sandrianny Pereira Barbosa (201207163)
Re: Qualisus redes
por Camilla Sandrianny Pereira Barbosa (201207163) - segunda, 19 Nov 2012, 20:36
 

Boa Noite,

 

Dilma, trabalho em uma UBSF em Queimadas-PB , e é complicado a questão da educação permanente pois os gestores querem saber do trabalho e trabalho, e esquecem da qualidade é mais importante que quantidade.

Abraço.

OTÁVIA
Re: Qualisus redes
por Otavia Braga da Silva (201207106) - segunda, 19 Nov 2012, 20:30
 

Boa noite Leilane, Estas discussões são de suma importãncia para crescermos juntos. Meu município é Pinheiros-ES e tem investido bastante na qualificação preofissional e na estabilidade, nossos profissionais são na grande maioria efetivos. Temos reuniões semanais de enfermeiros para planejamento de ações e protocolos, e tem sido muito produtivas. É lamentável não termos a participação de alguns profissionais em algumas capacitações e não ter reuniões de outros com a mesma frequência que n´s enfermeiros, mas um dia chegaremos lá. Abraços.

PS- Se desejar posso enviar cópia do protocolo assistencialjá aprovado de enfermagem,já aprovado pelo COREN-ES.

Imagem de Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672)
Re: Qualisus redes
por Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672) - terça, 20 Nov 2012, 10:52
 

Gostaria sim, aguardo que mim envie, meu email: leilanevmm@hotmail.com.

Abraços.

Imagem de Hermaiza Angélica do Bonfim Loiola (201206053)
Re: Qualisus redes
por Hermaiza Angélica do Bonfim Loiola (201206053) - segunda, 19 Nov 2012, 20:49
 

Creio que seja de extrema importancia a existência do processo de educação permanente para os profissionais da saúde, desta forma, qualificando  a assistência ao cuidado da saúde.

 

 

Imagem de Cleitiane de Jesus Gomes Silva (201206045)
Re: Qualisus redes
por Cleitiane de Jesus Gomes Silva (201206045) - segunda, 19 Nov 2012, 21:05
 

No município onde trabalho infelizmente não existem  um programa de capacitação profissional, programa esse de estrema necessidade pois na área de saúde estamos em constante modificações, outro ponto relevante é a faixa etária da mão de obra muitos funcionários tem mais de 10 anos de profissão e nesse período não se submeteram a nenhum processo de educação continuada.

Imagem de Elizoneide Henriques da Fonseca (201206108)
Re: Qualisus redes
por Elizoneide Henriques da Fonseca (201206108) - segunda, 19 Nov 2012, 22:58
 

Boa noite, trabalho na atenção básica  no municipio de Marabá- PA e a dificuldade de qualificação é muito grande, os gestores não se preocupam muito, se o profissional precisa se capacitar é necessário que "corra" atrás mesmo. Os treinamentos são esporádicos e envolvem vários municipios. Onde trabalho não há iniciativa do poder público em valorizar (técnica e financeiramente) o funcionário que possui qualificações  e  nem  tão pouco promover capacitações, quando tem é por iniciativa do estado ou ministério. No Norte as coisas já são dificeis imaginem aqui no interior do Pará.  

Um grande abraço

 

Imagem de Warlis Gonçalves Bom Tempo (201206453)
Re: Qualisus redes
por Warlis Gonçalves Bom Tempo (201206453) - segunda, 19 Nov 2012, 21:07
 

Quando se trata de municipio, não existe essa preocupação em qualificar os profissionais de saude, uma vez que nem condições de trabalho existem para esses profissionias. Normalmente os profissionais que se preocupa com capacitação é que procura por iniciativa propria, custeando do seu proprio salario e muitas vezes passando por cima de seus proprios coordenadores no que se refere a escala. Realidade diferente em que me encontro trabalhando no SAMU em que ha uma preocupação muito grande em relação a capacitação. Ha condição de trabalho. Porem esbarramos na precariedade dos hospitais e de alguns profissionais. As vezes penso que investiram muito no pré-hospitalar e esqueceram do intra-hospitalar. Costumo ouvir nos hospitais " la vem o primo rico da SES ". Como se o SAMU não fizesse parte da secretaria de saude.

Imagem de Giovana Vaz Cipolina (201207203)
Re: Qualisus redes
por Giovana Vaz Cipolina (201207203) - segunda, 19 Nov 2012, 21:12
 

O que tenho visto, não só aqui em Presidente Getúlio, mas também nos municípios vizinhos, é que as capacitações acontecem, principalmente quando disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, mas a rotatividade de profissionais, a falta de vínculo, a sobrecarga de trabalho e muitas vezes a falta de vontade política, ou até o desconhecimento dos gestores não nos permitem colocar em prática o conhecimento técnico dos profissionais. Percebo também um aumento do desinteresse dos profissionais em fazer capacitações/especializações, por não terem retorno financeiro/plano de cargos e salários.

Em relação aos protocolos estamos começando a trabalhar nisso, estamos nos reunindo para montá-los, tenho receio de que estes fiquem só no papel e não sejam devidamente executados, diante do que vejo de meras rotinas não funcionarem como eu gostaria, pois as exceções acabam virando regras. 

 
 

 

 
Bem estar
Re: Qualisus redes
por Vanda Maria Anselmo dos Santos Machado (201207640) - segunda, 19 Nov 2012, 21:33
 

Olá,

Boa noite!

Bastante pertinente a discussão sobre a qualificação profissional,aqui no meu município essa prática é bastante evidente,pois temos a oportunidade de  estarmos aplicando a nossa qualificação no nosso ambiente de trabalho na Maternidade a qual trabalho,elaboramos o Manual de Boas Práticas,e de fato estamos aplicando no nosso dia-a -dia,no nível central da Secretaria Municipal,onde eu também trabalho,foi disponibilizado há + /-01 ano atrás o curso de Administração Hospitalar.Isso não significa que nos preocupamos apenas com o CERTIFICADO, e sim em podermos aplicar os nossos conhecimentos na nossa prática.

Claudia
Re: Qualisus redes
por Claudia Ricardo Pereira Ferreira (201206168) - segunda, 19 Nov 2012, 21:37
 

Boa Noite, a todos.

Hoje no trabalho estavamos discutindo sobre o COAP, e sua metodológia para a elaboração do PGASS, que foram definida no Decreto de 7.508 de 28/06/11 e a Lei Complementar n. 141 de 13/01/12, tendo como pontos na discussão as Redes de Atenção à Saúde e as Linhas de Cuidado.

Existindo vários pressupostos, que devem ser vistos para que de fato seja efetivado as Linhas do Cuidado e entre eles o compromisso da Gestão que irá pactualizar, e a integração e co-responsabilidade das unidades de saúde.

Os municípios terão que assinar o COAP no ano que vem, onde terão que assumir o compromisso, tendo como consequencia corte no recurso caso não cumpra.

Vamos ver!!!!!

 

 

 

Imagem de Anelise Steffen (201207598)
Re: Qualisus redes
por Anelise Steffen (201207598) - segunda, 19 Nov 2012, 21:53
 

Acredito que a educação continuada referente a saúde, tem um papel fundamental no que diz respeito a aquisição e renovação de conhecimentos para nos profissionais, pois não so engloba os atuantes da area, mais toda a população que será beneficiada com a melhoria do atendimento e otimização dos cuidados prestados. Meu municipio está começando com a educação continuada para os profissionais. Nos do CAPS estabelecemos que uma vez por mês fechamos um turno de serviço para nos qualificar e estudarmos, além das reuniões de equipe que são semanais.

Imagem de Ana Marta de Oliveira Diniz (201207239)
Re: Qualisus redes
por Ana Marta de Oliveira Diniz (201207239) - segunda, 19 Nov 2012, 22:01
 

ola

Acredito que viveciamos realidades diferentes, e é isso que deixa discução interessante, fico muito feliz de estar participando deste curso, muito bom mesmo.

Ana Marta

Imagem de Andreia dos Santos Silveira Alves (201206552)
Re: Qualisus redes
por Andreia dos Santos Silveira Alves (201206552) - segunda, 19 Nov 2012, 23:02
 

Boa Noite.

Observo que a atenção primária tem se destacado na quantidade de qualificações dos profissionais e deixando a desejar a atenção secundária e  terciária que exigem capacitações mais específicas.A SAE e os protocolos implantados por Enfermeiros de CAPS obtiveram resultados positivos.

Imagem de Eliana Araújo Fernandes da Cunha (201207084)
Re: Qualisus redes
por Eliana Araújo Fernandes da Cunha (201207084) - segunda, 19 Nov 2012, 22:34
 

Boa Noite Colegas

Mandou bem Leilane levantando este tema para discurssão e interação entre colegas.

Muito pertinente, e os diversos depoimentos nos mostrar a realidade em cada município.

No meu municipio, as duras penas conseguimos realizar treinamentos com os técnicos, ficamos aguardando as capacitações que seriam realizadas pelos polos de capacitação, mas infelizmente nada acontece. Continuamos no aguardo.

Protocolos só os do Ministério, por mais que tentemos, não encontramos apoio dos outros profissionais de saúde para realizar uma correção e/ou avaliação dos protocolos para que possamos implantá-los.

Um abraço

 

Eliana Cunha

Imagem de Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672)
Re: Qualisus redes
por Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672) - terça, 20 Nov 2012, 11:33
 

Obrigada, Eliana, acredito que estamos todos aqui com o mesmo objetivo.

Imagem de Ana Carla Aquino de Araujo (201206665)
Re: Qualisus redes
por Ana Carla Aquino de Araujo (201206665) - terça, 20 Nov 2012, 12:29
 

Boa tarde Eliana!! Concordo com vc a Leilane foi muito pertinente em propor esta discussão.

Me identifiquei com sua explanação sobre a realidade do seu município, tenho percebido que a dificuldade em ter um gestor sensível às capacitações profissionais torna tudo mais difícil, pois muitos de nós estão em cidades distantes das capitais onde se teria mais oportunidades em cursos e capacitações, mas por outro lado também percebo que as dificuldades não interferem no nosso reconhecimento da importância de ser um profissional melhor e mais capacitado, portanto se mantivermos em nós o desejo de buscar melhorias, superaremos as dificuldades!!

Taquarana - AL

Imagem de Claudia Márcia Dias de Araujo (201206212)
Re: Qualisus redes
por Claudia Márcia Dias de Araujo (201206212) - segunda, 19 Nov 2012, 23:39
 

Vimos que a proposta da política cheira a humanização, porém na realidade observamos que quando aparece algum profissíonal tentando aplicá-la, passa a ser críticado e muitas vezes repreendido pelos seus superiores. Porque ter essa postura mexe com equipe que está acostumada a dar uma assistência superficial e desumana. E como sabemos, os gestores são colocados pela indicação dos diretores de hospitais e para não perder sua posição acabam condenando os que tem essa postura de amor ao próximo e que tentam mudar esse comportamento. Lembramos de Jesus Cristo que foi condenado, porque falava a verdade e ensinava o que era correto. Isso é o que tenho visto.

Imagem de Gabriela Rêgo de Almeida Muñoz (201206472)
Re: Qualisus redes
por Gabriela Rêgo de Almeida Muñoz (201206472) - segunda, 19 Nov 2012, 23:44
 

Sou do Rio de Janeiro e nesta grande metrópole, hoje investindo na Atenção Primária, a educação permanente acontece efetivamente. O investimento nas capacitações com os profissionais da ESF estão focados na realidade de atuação deste profissional. Percebo que o envolvimento destes profissionais em buscar o aprendizado ainda  está longe da real responsabilidade que estes possuem com os indivíduos, família e comunidade. Este ano o município lançou o Protocolo de Enfermagem, este foi trabalhado em todas as áreas programáticas com os profissionais e percebi que o trabalho da educação permanente focado nas linhas de cuidado precisa ser incorporado por todos e o compromisso do cuidado ser encarado com responsabilidade.

Imagem de Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672)
Re: Qualisus redes
por Leilane Vieira Medeiros Moreira (201206672) - terça, 20 Nov 2012, 11:37
 

Gabriela,

se você tiver acesso ao protocolo de enfermagem e pude mim envia eu agradeço, meu email: leilanevmm@hotmail.com.

Abraço.

Imagem de Gabriela Rêgo de Almeida Muñoz (201206472)
Re: Qualisus redes
por Gabriela Rêgo de Almeida Muñoz (201206472) - terça, 20 Nov 2012, 12:28
 

Vou providenciar, pode deixar.

abraços

Imagem de Katiana de Oliveira Noleto (201207121)
Re: Qualisus redes
por Katiana de Oliveira Noleto (201207121) - terça, 20 Nov 2012, 00:18
 

Estou feliz por está fazendo parte desta rede de qualificação profissional. Trabalho em município do interior do maranhão onde o acesso a capacitação profissional é feito através da SES do MA e esta geralmente é direcionada aos coordenadores e geralmente atuam como multiplicadores,ou por falta de apoio dos gestores, ou por simplesmente por desinteresse. E quanto a implantação protocolos municipais não são realizados.

Imagem de Sonia Braga Ferreira (201206581)
Re: Qualisus redes
por Sonia Braga Ferreira (201206581) - terça, 20 Nov 2012, 06:42
 

A realidade na qual trabalho fica muito distante desta perspectiva.  A questão inicial é a falta de profissional. Para se ter uma idéia a equipe técnica do CAPS é composta por 2 enfermeiros,1 psicólogo, 1 assistente social,1 psiquiatra e1 clínico que fazem apenas os atendimentos pontuais. Temos apenas 4 auxiliares de enfermagem e alguns destes nem se quer apresentam um perfil para trabalhar em saúde mental. A nível de área de abangência este CAPS é considerado um CAPS III, apesar de não ter leitos de observação e de funcionar apenas 12hs. Esta realidade não é apenas deste equipamento de saúde,mas de de todos os CAPS onde ainda é a prefeitura que gerencia. Os que já estão sob o gerenciamento dos parceiros, a realidade é outra. Para pensar em qualificar profissionais, criar e implantar protocolos preciso de ter uma equipe minima para dar assistência.   

Imagem de Fernanda Cristina da Silva Oliveira (201207380)
Re: Qualisus redes
por Fernanda Cristina da Silva Oliveira (201207380) - terça, 20 Nov 2012, 07:16
 

Bom dia!

Trabalho na prefeitura de belo horizonte, quando trabalhava no psf deste municipio com certa frequencia me eram oferecidos cursos de qualificacao, entretanto desde que fui transferida para epidemiologia estes cursos que ainda continuam sendo ofertados para as ESF nao mais me estao sendo ofertados. Como nao mais estou recebendo capacitacao resolvi tentar capacitacao por ead.

Imagem de Ingrid Elisandra Bumbieris Travaim (201207137)
Re: Qualisus redes
por Ingrid Elisandra Bumbieris Travaim (201207137) - terça, 20 Nov 2012, 07:57
 

Olá Fernanda e demais colegas....faço minhas as suas palavras, isso aconteceu comigo exatamente da mesma forma.

Imagem de Silvia Cristina Viana Silva Lima (201206714)
Re: Qualisus redes
por Silvia Cristina Viana Silva Lima (201206714) - terça, 20 Nov 2012, 11:33
 

Colegas,o tema em debate requer conhecer as formas de organização da sociedade local e  as instituições sociais;as condições de vida da população;estudos epidemiológicos, e as potenciais complicações e morbi-mortalidade associada ao problema de saúde em foco. Exige uma "nova arquitetura" e uma nova funcionalidade que permita aos profissionais prestar cuidados inovadores para condições crônicas. Dito isso por entender a importância das diferentes dimensôes do Qualisus redes.

Continuemos com o debate.

Imagem de Luanda Rodrigues da Paixao de Castro (201206118)
Re: Qualisus redes
por Luanda Rodrigues da Paixao de Castro (201206118) - terça, 20 Nov 2012, 12:23
 

Percebo que ainda existem muitas dificuldades a serem superadas, no município onde eu trabalhava a grande maioria dos servidores são temporários, a administração não tem interesse algum em realizar concurso público, soma-se a esse fato, a alta rotatividade dos profissionais. Há algum tempo, um coordenador estava desenvolvendo um excelente trabalho na implantação de protocolos e investindo na qualificação dos funcionários, porém, ele acabou sendo remanejado para outro setor e todo o trabalho ficou perdido.

Imagem de Ana Paula Martins (201207361)
Re: Qualisus redes
por Ana Paula Martins (201207361) - terça, 20 Nov 2012, 12:33
 

Trabalho no município de Candeias-Mg, e atual gestão incentiva os profissionais a estarem se qualificando, temos apoio para realizar os cursos. 

Imagem de Karla Cristina de Jesus Oliveira (201206606)
Re: Qualisus redes
por Karla Cristina de Jesus Oliveira (201206606) - terça, 20 Nov 2012, 12:49
 

Trabalho na Secretaria Estadual de Saúde e acho que a Portaria 396/2011 ainda está longe de se concretizar, acredito que a mesma deveria ser mais discutida e colocada em prática. A implantação de protocolos clinicos e linhas de cuidados teria que ser colocados em pratica para melhor atender os usuários do SUS, enquanto o o processos de capacitação profissional ainda não é divulgado conforme deveria. Observa que há muitos cursos de capacitação de profissionais, porém não há uma boa divulgação dos mesmos e também não é em todos os estados que tem plano de carreira que é um incentivo a mais para realizar essas capacitações.

Imagem de Claudia Aracoeli Oliveira Lopes (201207091)
Re: Qualisus redes
por Claudia Aracoeli Oliveira Lopes (201207091) - terça, 20 Nov 2012, 12:50
 

Trabalho no municipio há 12 anos, o acesso a capacitação profissional é através da SESA-CE, e esta e geralmente direcionada aos coordenadores ou indicação dos mesmos, e infelizmente nem todos os profissionasi tem oportunidade, e os que participam esquecem de capacitar os demais profissionais. Protocolos aqui só os do Ministerio da Saúde.

Caso Alguém tenha disponivel algum protocolo favor me envie EMAIL: cllaudiaaracoeli@ig.com.br