Trabalho em equipe
De acordo com Peduzzi (2001), o projeto assistencial comum consiste num sinalizador da integração da equipe.
PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de Saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública v. 35, n. 1, p. 103-109, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v35n1/4144.pdf. Acesso em: 6 jul. 2012.
O que você entende por projeto assistencial comum? Consegue identificar um exemplo da sua prática?
|
Palavra do Profissional |
Podemos dizer que o projeto assistencial comum refere-se: a um plano de ação para uma situação concreta de trabalho coletivo e em equipe que toma em consideração o projeto assistencial hegemônico. Os profissionais partem de uma realidade dada e, dentro de certo campo de possibilidades, constroem, pelo trabalho e pelo agir comunicativo, um projeto pertinente às necessidades de saúde estabelecidas pelos usuários e pelos profissionais.
|
Palavra do Profissional |
Vamos dar um exemplo prático: um profissional de uma Equipe de Saúde da Família deve abordar o planejamento da prevenção do diabetes mellitus de sua população inscrita, preocupando-se em saber qual a proporção da população da sua área de abrangência que se encontra obesa e sedentária, e não apenas perguntar individualmente ao sujeito se ele já fez o teste de glicemia no respectivo ano.
Argumenta-se que essa concepção, fundamentada nos pressupostos da Vigilância em Saúde e nos Determinantes de Saúde, encontra na APS suas melhores potencialidades de operacionalização contribuindo com as mudanças almejadas. No entanto, a integração das práticas individuais e coletivas nos espaços de atuação da APS ainda enfrenta obstáculos de natureza político-institucional e técnica-organizativa, e de formação inicial e permanente.
Você teve a oportunidade de aprender aqui sobre a estrutura da rede de atenção à saúde, sua organização e funcionamento. Esperamos que essa aprendizagem contribua para sua atuação diária!
|
Saiba Mais |
Para aprender mais sobre "Trabalho em Equipe", recomendamos a leitura do artigo: ARAÚJO, Marize Barros de Souza; ROCHA, Paulo de Medeiros. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família.
Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 455-464, 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/csc/v12n2/a22v12n2.pdf. Acesso em: 6 jul. 2012.