Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 5: Sistemas de informação como ferramenta para planejamento e avaliação em saúde (HIPERDIA, SISCOLO e SISMAMA)

Sistemas de informação em saúde
Sistema de Informação HIPERDIA
Sistema de Informação SISCOLO
Sistema de Informação SISMAMA

Sistema de Informação SISMAMA

A elaboração do SISMAMA foi iniciada em 2000 e retomada entre 2005 e 2006 com a finalidade de obter dados relacionados ao rastreamento e à confirmação diagnóstica do câncer de mama em todo o país.

A junção de dados sobre a doença, criando um banco de dados de todas as regiões por meio da informatização padronizada da requisição de mamografia e de seu resultado, possibilita aos gestores atuar de forma mais prática e efetiva. Vale ressaltar a colaboração do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) nos aspectos relacionados ao resultado da mamografia.

Esse sistema reproduz automaticamente as categorias do Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RADS®), de acordo com os achados encontrados nos exames de mamografia. (AMERICAN …, 2003). Confira a tabela a seguir:

*VPP: Valores preditivos positivo

Tabela: Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RADS®). Fonte: Instituto Nacional de Câncer/American College of Radiology/International Union Against Cancer.

O SISMAMA foi instituído como sistema oficial do Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 779, editada em 31 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008). Já a sua implantação ocorreu em julho de 2009.

O sistema configura-se como um subsistema do sistema de faturamento ambulatorial do SUS, em que as informações coletadas servem para o faturamento dos serviços de mamografia, citopatologia e histopatologia, e para o gerenciamento das ações de rastreamento do câncer de mama pelas coordenações municipais, regionais e estaduais do programa.