Módulo 6: Politica de redes de atenção à saúde
Unidade 1: Plano nacional de enfrentamento de DCNT

DCNT são decorrentes do estilo de vida

Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT

O Plano de Enfrentamento de DCNT aborda os quatro principais grupos de doenças e seus fatores de risco modificáveis, e define diretrizes e ações, conforme apresentados a seguir.

Como resposta ao desafio das DCNT, o Ministério da Saúde tem implementado importantes políticas de enfrentamento dessas doenças, com destaque para a Organização da Vigilância de DCNT, cujo objetivo é conhecer a distribuição, a magnitude e a tendência das doenças crônicas, os agravos e os fatores de risco, além de apoiar as políticas públicas de promoção à saúde.

O custo das doenças crônicas é elevado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, se não houver ações de prevenção e gerenciamento adequados, elas vão demandar assistência à saúde crescente, em razão da permanente e necessária incorporação tecnológica.

O número de mortes prematuras e a ocorrência de incapacidades fazem com que o enfretamento das "novas epidemias" causadas por DCNT demande grandes investimentos.

Palavra do Profissional
Lembre-se de que os conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco, bem como seus desdobramentos serão discutidos em unidades posteriores devido a sua relevância clínica e epidemiológica.

É importante que você estabeleça um paralelo entre os conceitos discutidos no transcorrer do estudo com o seu contexto de trabalho, com vistas a identificar se o perfil dos seus usuários com DCNT convergem ou divergem do panorama aqui explorado. Discuta com os colegas a respeito das convergências e divergências entre a teoria e a prática.