Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 1: Gravidez como um processo de preparação da mulher e da família

Atenção Pré-Concepção
A gravidez como um processo e suas influências na vida da mulher

As diferentes perspectivas sobre a gestação

Do ponto de vista estritamente biológico, a gravidez é vista como um episódio fisiológico em que o organismo da mulher vai lentamente preparando-se e adaptando-se às modificações locais e gerais, levando a jovem da puberdade à maturidade sexual. É uma prova funcional para a economia materna, com sobrecarga anabólica e catabólica, ajuste às novas condições endócrinas e amplas modificações de permeabilidade capilar, representando verdadeira reação de estresse, que se fosse em outra ocasião seria considerada patológica (REZENDE, 2005; PEIXOTO, et al., 2004).

Clinicamente, de acordo com eles, seria o período do desenvolvimento do ovo fecundado, que duraria 280 dias, ou 40 semanas, ou 10 meses lunares aproximadamente (nove meses lunares e 10 dias). Nesta lógica a gravidez é considerada um episódio instável, intranquilo, patológico e frágil (REZENDE, 2005), que merece cuidados, reforçando o papel dos médicos como detentores do conhecimento na área obstétrica e como salvaguardadores das mulheres, sem os quais estas não podem levar a termo sua própria gestação.

A gestação, em outra perspectiva, é vista como um momento de transição existencial, que faz parte do desenvolvimento humano, uma experiência familiar, na qual podem ocorrer a reestruturação e o reajustamento interpessoal e intrapsíquico e mudanças de identidade e de papéis, levando ao crescimento ou não.

Veja a seguir, mais detalhes do processo de gestação sob essa perspectiva!

A gravidez é uma etapa do processo de nascimento, o qual engloba o período que vai desde a pré-concepção até o pós-parto, incluindo os cuidados com o recém-nascido.

Processo de nascimento é um termo adaptado do conceito de processo de nascimento construído no Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica do Departamento de Enfermagem da UFSC/Ministério da Saúde, apresentado no manual do aluno 1999-2000. Momento especial da vida, transicional e que confere vivências pessoais e coletivas para a promoção do desenvolvimento humano. É compreendido desde a pré-concepção até o puerpério, sendo que as pessoas que o estão vivenciando (criança, mulher e homem) influenciam e são influenciadas pelo contexto sociocultural. Por tratar-se de um processo maturacional e social, os seres humanos que vivenciam o processo de nascimento podem necessitar de cuidado profissional interdisciplinar. Os profissionais atuam no sentido de facilitar essa transição, buscando promover o desenvolvimento humano e a vida em sua plenitude (OLIVEIRA; ZAMPIERI; BRUGGEMANN, 2001, p. 21).

Vamos aprender mais sobre o assunto? Siga em frente e conheça mais detalhes na próxima página!