Ao apresentar as Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Promoção da Saúde, Vigilância, Prevenção e Assistência (BRASIL, 2008), o Ministério da Saúde salienta que o documento foi fruto de reunião de diversos atores sociais em seminários e oficinas, em que suas experiências eram debatidas e analisadas.
Nessa reunião, foi produzido um material cujo objetivo é mobilizar gestores e trabalhadores da saúde para o desenvolvimento de iniciativas setoriais e intersetoriais que possibilitem a reversão do quadro das DCNT existente no Brasil. (BRASIL, 2008).
![]() |
Saiba Mais |
Veja nos quadros o que é e o que inclui uma abordagem focada na promoção da saúde de usuários com DCNT.
Os serviços de saúde precisam integrar suas respostas na abordagem às DCNT (BRASIL, 2008).
Assim, nas experiências desenvolvidas por grupos institucionais de assistência a um tipo específico de usuários, surge a necessidade de integração dos saberes e desenvolvimento prático, em busca da melhoria da qualidade da assistência.
Ao abordar a educação em saúde aos usuários com Diabetes na perspectiva interdisciplinar, Torres et al. (2008) apontam várias questões.
A ação interdisciplinar foi trabalhada com alunos de áreas de saúde distintas – nutrição e enfermagem – e com afinidades quanto aos objetivos de atuação no controle metabólico do Diabetes Mellitus, o que exigiu uma reflexão sobre conceitos tais como: