Veja no quadro abaixo como se processa esta ação!
Ao realizarem uma pesquisa bibliográfica sobre as experiências educativas em saúde para pessoas com HAS, Toledo, Rodrigues e Chiesa (2007) identificaram que a interdisciplinaridade e o intercâmbio entre os vários profissionais são necessários na medida em que possibilitam, aos poucos, a estruturação de uma prática de saúde ampliada em que as várias dimensões da doença passam a ser enfrentadas e na qual o cuidado esteja passível da agregação de outros saberes e práticas disponíveis em outros serviços, de saúde ou não.
Com o objetivo de analisar a adesão ao tratamento de pessoas com hipertensão na abordagem interdisciplinar, Santos et al. (2005) realizaram pesquisa entrevistando 50 pessoas com HAS. Os resultados apontam que a adesão do cliente é possibilitada mediante a conscientização deste e por meio da educação em saúde desenvolvida de forma articulada pela equipe multiprofissional que traz maior gama de informações e diferentes visões sobre o problema, o que facilita o aprendizado e melhora a adesão.
As sessões educativas devem ser permeadas pela educação em saúde, visto que esta enquanto prática interdisciplinar possibilita a mudança de comportamento para o exercício da cidadania. Esta mudança é viabilizada quando o profissional de saúde reconhece e valoriza o saber socialmente construído pela clientela em seu ambiente. A partir desse reconhecimento, ocorrerá a produção efetiva de novos conhecimentos, modificando o comportamento de saúde da clientela, objetivando atingir o melhor nível de bem-estar (SANTOS, I. M. V.; SANTOS, A. M., 2011).
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Podemos concluir que a interdisciplinaridade no cuidado aos usuários com DM e HAS traz importantes contribuições para a melhoria do cuidado, seja nas práticas educativas, seja nas orientações quanto ao estilo de vida e adesão ao tratamento, e consequente melhoria da qualidade de vida, pois contemplam os diferentes aspectos do viver com uma condição crônica.
Lembramos também que a atuação das equipes de saúde da família é essencial para o fortalecimento das ações de promoção da saúde no cuidado integral das DCNT, pois o desenvolvimento de suas atividades tem como fundamentos a efetivação da integralidade, o estímulo à participação popular e ao controle social, as relações de vínculo e responsabilização.
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