O autocuidado descreve e explica a prática de cuidados executados pela pessoa portadora de uma doença para manter sua saúde e bem-estar. Trata-se de ações voluntárias e intencionais, cujo propósito é contribuir para a integridade estrutural, o funcionamento e o desenvolvimento humano. As ações de autocuidado podem ser influenciadas por fatores como idade, sexo, estado de desenvolvimento e de saúde, orientação sociocultural, fatores familiares, padrão de vida, entre outros (BUB et al., 2006).
![]() |
Compartilhando |
Para facilitar a compreensão, esta unidade será dividida no autocuidado relativo à prevenção/detecção precoce e autocuidado durante o tratamento/reabilitação (monitorização de eventos adversos da terapêutica, seguimento, reabilitação) do câncer de mama, câncer do colo do útero e tumores da próstata.
No que se refere ao autocuidado relativo à prevenção/detecção precoce, cada câncer será abordado separadamente, devido às especificidades de cada um deles.
Para trabalhar com os usuários o autocuidado relacionado à detecção precoce, bem como o controle da exposição aos fatores de risco, é necessário que você enfermeiro tenha bem claros quais são os fatores de risco específicos para o câncer de mama. Vamos relembrá-los?
Quadro - Fatores de risco específicos para o câncer de mama
Fonte: BRASIL, 2004b.
![]() |
Palavra de Profissional |
Passamos agora a discutir as orientações relacionadas ao autoexame das mamas.
As investigações revelam que quem pratica o autoexame das mamas apresenta tumores primários menores, bem como menor número de linfonodos axilares acometidos (BRASIL, 2008a).
Sendo assim, devemos orientar a mulher a estar atenta à saúde das mamas, bem como acolher prontamente aquelas que apresentarem queixas relacionadas. Qual o papel do enfermeiro? Contribuir para a conscientização feminina sobre a importância do câncer de mama (BRASIL, 2004b).
Recomenda-se a realização do autoexame por todas as mulheres a partir de 20 anos de idade. Deve ser praticado todo mês, sempre na mesma época, entre o 7º e o 10º dia do ciclo menstrual, contando a partir do 1º dia da menstruação. Para as mulheres que não menstruam, o autoexame deve ser realizado em um dia fixo do mês, escolhido por ela mesma (MINAS GERAIS, 2006).
Vamos recordar a técnica do autoexame das mamas?
![]() |
Palavra de Profissional |
![]() |
Saiba Mais |
Na próxima página conheça um pouco mais sobre: câncer do colo do útero.