Módulo 9: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: O Puerpério e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil.
Unidade 1: A consulta de enfermagem à puérpera.

Contextualizando a consulta à puérpera.

A consulta de enfermagem à puérpera

A consulta tem como objetivos:

• Avaliar as condições maternas após a alta da unidade onde se realizou a assistência ao parto, identificando as patologias mais frequentes neste período.
• Controlar a evolução das patologias manifestadas durante a gestação (ex.: anemia, síndrome hipertensiva, entre outros).
• Estabelecer e reforçar as orientações gerais iniciais durante o período de internação na maternidade.
• Reforçar o vínculo da mulher com o sistema de saúde, referindo-a para orientação em planejamento familiar e assistência ginecológica de rotina.
• Avaliar as condições emocionais da puérpera.

A consulta de enfermagem à puérpera

A atenção à mulher e ao recém-nascido no pós-parto imediato, assim como nas primeiras semanas após o parto, é extremamente importante para a saúde materna, neonatal e do lactente. O acompanhamento do profissional de saúde, e em especial do enfermeiro neste período, deve ser o mais criterioso possível no âmbito hospitalar e também na unidade de saúde (SÃO PAULO, 2010).

Após a alta hospitalar, recomenda-se que sejam feitas ao menos duas consultas para revisão puerperal (BRASIL, 2001a).

Acompanhe na animação a segui quais são estes procedimentos:

Saiba Mais
Assista ao vídeo, do Ministério da Saúde, que expõe uma proposta que poderá ser adotada pelas empresas em benefício da mulher que amamenta e precisa retornar ao trabalho após a licença maternidade.

Clique aqui e confira.

A consulta puerperal realizada pela enfermeira deve favorecer um ambiente agradável, em que a puérpera possa falar sobre suas queixas, dúvidas e medos. Que seja atendida em suas necessidades, não apenas nas necessidades do recém-nascido.

Palavra de Profissional
Para facilitar a realização do acompanhamento pós-parto, a enfermeira, assim como todo o profissional de saúde, deve aproveitar a oportunidade de contato com a mulher e com o recém-nascido na 1ª semana que estes procurarem o serviço de saúde.

Durante a consulta puerperal precoce, o enfermeiro pode seguir o seguinte roteiro (BRASIL, 2001a; SÃO PAULO, 2010). Acompanhe na próxima página este roteiro.