Módulo 9: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: O Puerpério e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil.
Unidade 3: A consulta de enfermagem em saúde da criança.

Consulta de Enfermagem em Puericultura
Crescimento da criança
Desenvolvimento da criança

Primeiros passos

Além de você identificar os pontos principais de uma consulta de enfermagem à criança na atenção primária, você verá aspectos do crescimento e do desenvolvimento da criança. Para tanto, é importante lembrar sobre a avaliação do exame físico da criança, bem como aspectos como a imunização, os agravos prevalentes, entre outros.

Na atenção primária, é de extrema importância a consulta de enfermagem para o acompanhamento da saúde da criança, com vigilância do crescimento e desenvolvimento, prevenção de agravos, promoção e manutenção da saúde, de modo sistematizado, de caráter generalista, centrada no ciclo vital e no contexto da família, buscando contribuir para que a criança alcance todo o seu potencial (CAMPOS et al., 2011; RIBEIRO; OHARA; SAPAROLLI, 2009).

Acompanhe na animação a seguir o início deste processo:

Na atenção primária em saúde da criança, a assistência em puericultura volta-se para o acompanhamento periódico e sistematizado da criança para a vigilância da saúde em seu processo de crescimento e desenvolvimento infantil, vacinação, aleitamento materno e alimentação complementar saudável, prevenção de acidentes, atenção aos agravos prevalentes na infância e cuidados gerais com a criança no contexto da família.

Aqui, apresentamos de modo sucinto pontos importantes a serem garantidos nas consultas de enfermagem em puericultura: acompanhe na animação:

Levantamento de dados da criança, sua família e comunidade:

Anotar dados
Anotar os dados de identificação: nome, data de nascimento, sexo, idade, registro de nascimento, nome da mãe, nome do pai, escolaridade, ocupação, profissão, procedência, endereço.
Histórico perinatal
Acompanhar o histórico perinatal: gestação, paridade, aborto, gravidez planejada/desejada ou não, realização de pré-natal, intercorrências, tipo de parto, local do parto, idade gestacional, uso de método contraceptivo e planejamento familiar, acompanhamento de saúde da mulher, primeiros cuidados com o bebê..
Histórico familiar
Verificar histórico familiar e ambiente: presença/ausência de apoio familiar ou entorno, doenças na família, irmãos, presença/ausência do pai, condições de moradia, condições ambientais, situação socioeconômica, dificuldades e facilidades.
Avaliação e Intervenção na saúde da criança:
Acompanhar o histórico atual: estado geral da criança, percepções da mãe/família/cuidador sobre o crescimento e desenvolvimento da criança, situação alimentar, higiene, eliminações, sono e repouso, cuidados cotidianos e medidas caseiras com a criança, relacionamento familiar, vacinação, uso de medicações, entre outros.
Exame e orientações
Realizar exame físico, antropometria, observação do desenvolvimento, avaliação e intervenção, se necessário.
Orientações específicas para a continuidade dos cuidados com a saúde da criança e autonomia materna no domicílio, reforço sobre as necessidades e segurança da criança e sobre quando retornar ao serviço de saúde.

Compartilhando
Os dados podem ser coletados em mais de um encontro com a família, por meio de visitas domiciliares e nos atendimentos em consultas de enfermagem. A busca por informações deve ser flexível e o mais importante é estabelecer vínculo e boa interação com a família de modo compartilhado. Também podem ser utilizados os instrumentos genograma e ecomapa.

A avaliação e as intervenções em saúde da criança precisam ser continuamente atualizadas para que a consulta de enfermagem seja realizada de modo eficaz. Garantindo assim, um bom acolhimento da criança e da sua família; a realização de exame físico detalhado e a avaliação clínica pertinente, atentando para as enfermidades prevalentes na infância e os sinais precoces para detectar complicações; realizar educação em saúde, com promoção do desenvolvimento infantil, boas interações com a família e proteção aos direitos da criança.

Também são muito importantes as anotações na caderneta de saúde da criança e o estímulo aos pais e cuidadores para utilizar as informações da caderneta e levá-la sempre em todos os serviços de saúde que a criança utilizar.

Palavra de Profissional
Vimos a importância de identificar os objetivos e os pontos principais de uma consulta de enfermagem à criança e a importância das ações do enfermeiro na promoção da saúde à criança e a sua família na atenção primária em saúde, no contexto das redes de atenção à saúde. Continue estudando!