Necessidades essenciais das crianças
O Desenvolvimento da criança
Os estágios de desenvolvimento se definem pelos limites etários e pelas habilidades e competência do desenvolvimento. O desenvolvimento é codependente de diversos fatores.
No âmbito da promoção da saúde, é importante uma compreensão e análise do desenvolvimento da criança com foco em suas necessidades essenciais. Acompanhe na animação a seguir quais são estas necessidades:
Segundo (BRAZELTON; GREENSPAN, 2002; VERÍSSIMO et al., 2009) as necessidades das crianças são:
Necessidade de relacionamentos sustentadores contínuos
Está relacionada à presença do cuidador(a) da criança e ao modo de interação constante com ela, por meio de cuidados físicos, diálogo, olhares, toque, que constituem-se em bases fundamentais para suprir tais necessidades. Para que seja sustentador, deverá estar permeado de amor e atenção, contribuindo para o desenvolvimento da segurança emocional da criança.
Necessidade de proteção física, segurança e regulamentação
Visa garantir condições favoráveis para a manutenção da integridade física e fisiológica da criança, envolvendo cuidados que possibilitem a promoção e a manutenção de aspectos físicos e fisiológicos, alimentação, higiene, sono, abrigo, movimentação, acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Bem como apoio à criação de hábitos saudáveis e proteção contra infecções e acidentes, contribuindo para a detecção precoce de agravos e seu adequado tratamento, juntamente com a regulamentação com base em legislação e outras medidas que protejam a criança frente a danos físicos, sociais e ambientais.
Necessidade de experiências que respeitem as diferenças individuais
Diz respeito ao oferecimento de um cuidado peculiar a cada criança, excluindo toda forma de expectativa padronizada, aceitando as diferenças de comportamento, habilidades físicas e sensoriais e as particularidades de cada criança como uma etapa importante de seu processo de desenvolvimento.
Necessidade de experiências adequadas ao desenvolvimento
Envolve ações voltadas ao estímulo e acréscimo de novas interações a um processo evolutivo das demandas individuais de cada criança, permitindo que esta adquira confiança em si e se sinta aceita, ouvida, cuidada e amada.
Necessidade do estabelecimento de limites, organização e expectativas
Refere-se à colocação de limites adequados; ao incentivo e ao reconhecimento de suas realizações, colaborando para que a criança possa desenvolver empatia e a capacidade de olhar o outro como um ser singular, possibilitando, assim, estabelecer objetivos por meio de cuidados afetivos, com segurança e vínculo.
Necessidade de comunidades estáveis e amparadoras e de continuidade cultural
Está ligada ao conceito de que comunidade e cultura são alicerces para o desenvolvimento da criança e da sua família, considerando os aspectos assistenciais, educacionais e de saúde em sua rede social, buscando condições saudáveis e confiantes, com troca entre a família. Os profissionais e a comunidade contribuem para a criança ir adquirindo o sentimento de pertença a sua família e a sua comunidade.
É importante ressaltar que além do gráfico de crescimento, a OMS selecionou seis marcos de desenvolvimento motor que crianças saudáveis devem atingir em uma faixa etária de 4 a 18 meses, são eles: sentar sem apoio, ficar em pé com apoio, engatinhar, andar com apoio, ficar em pé sem apoio e andar sem apoio. O enfermeiro deve saber reconhecer estes marcos para realizar uma correta avaliação do desenvolvimento da criança.
Assista na animação a seguir, a continuação destes importantes exames.
Outro ponto significativo que o profissional de enfermagem necessita saber é a avaliação dos reflexos, que demonstram a vitalidade do sistema nervoso da criança (WONG,2011). A seguir, são apresentados alguns reflexos em figuras.
Reflexo de sucção e procura: a estimulação se faz com um toque no rosto (região perioral) com o dedo. O comportamento compreende virar a cabeça em direção à fonte do estímulo com movimentos de sucção. A cessação ocorre por volta dos 6 (seis) aos 8 (oito) meses.

Fonte: Lean Fontain Franco Home Page (2009).
Reflexo de Moro: a estimulação se faz com outro estímulo, uma súbita mudança de equilíbrio e barulho estridente. O comportamento compreende estender os braços, pernas e dedos, curvar-se, jogar a cabeça para trás (é parecido como um abraço; também pode ser interpretado como a criança ter “levado um susto”). A cessação se dá por volta dos 6 (seis) meses.

Fonte: Cultura Mix (2001a).
Reflexo de preensão palmar: a estimulação se faz com cócegas na palma da mão. Agarra fortemente o dedo. A cessação se dá por volta dos 4 (quatro) meses.
O dedo do examinador ou objeto (um lápis, por exemplo) colocado na palma da mão do RN, faz flexão dos dedos e segura o objeto, podendo até ser levantado pelo examinador, sendo que a cabeça deve ficar na linha média.

Fonte: Net Bebes (2012).
Reflexo de Babinski: a estimulação se faz por meio de cócegas na planta do pé. Os artelhos se abrem em leque, o pé vira para dentro. A cessação se dá aproximadamente dos 6 aos 9 meses.

Fonte: Zero Hora (2009).
Reflexo de marcha: a estimulação se faz segurando a criança sob o braço, com os pés descalços, tocando uma superfície plana. Apresenta um caminhar coordenado. A cessação se dá por volta dos três meses.

Fonte: Cultura Mix (2011b).
Reflexo de preensão plantar: a estimulação se faz tocando a planta do pé, abaixo dos artelhos. Agarra fortemente com os artelhos. A cessação se dá por volta dos quatro meses.

Fonte: Revista Crescer (2006).
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Palavra de Profissional |
É relevante considerar que à medida que a criança cresce, os parâmetros vão se aproximando dos referenciais dos adultos, tais como os valores dos sinais vitais e as habilidades adquiridas.
Toda a equipe de saúde deve estar preparada para o acompanhamento e a vigilância do crescimento e do desenvolvimento em busca da atenção integral à saúde da criança, identificando crianças de risco, fazendo busca ativa de crianças com dificuldades para o seguimento, detectando e abordando adequadamente as alterações no processo de crescimento e desenvolvimento.
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Saiba Mais |
A caderneta de saúde da criança é um documento importante para acompanhar a saúde da criança, disponibilizando para a família e os profissionais de saúde informações sobre o crescimento e o desenvolvimento da criança (BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança).
Clique aqui e confira.
O seguimento da criança deve ser feito visando estreitar e manter o vínculo da criança e da família com os serviços de saúde, propiciando oportunidades de abordagem para a promoção da saúde, de hábitos de vida saudáveis, vacinação completa, prevenção de agravos e cuidado em tempo oportuno, lembrando que a abordagem deve ter como eixo a visão global da criança (BRASIL, 2011).