Crescimento, desenvolvimento e curva do crescimento.
Para relembrar o que é crescimento e desenvolvimento, vamos apresentar a seguir uma pequena revisão. Acompanhe!
 |
Saiba Mais |
As curvas de peso e altura são uma importante ferramenta de educação para a saúde para mostrar à família que se o peso acompanha o desenho, a criança está indo bem; se está paralelo ao eixo X, ela está em risco e; se está descendente, a criança está em processo de desnutrição.
Assim, tanto a família quanto os profissionais têm uma visão longitudinal do crescimento e do desenvolvimento da criança
(ZEFERINO et al., 2003; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2006). Child growth standards.
Clique aqui e confira.
Os novos gráficos mostram que o crescimento pode ser atingido com a alimentação e os cuidados de saúde recomendados. Tais gráficos podem ser utilizados em qualquer parte do mundo (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, 2006).
Os gráficos constam na Caderneta de Saúde da Criança e devem ser preenchidos corretamente pelos profissionais nas consultas de avaliação de crescimento e desenvolvimento.
Acompanhe a seguir os gráficos de crescimento:
Gráfico de Crescimento da Menina - Do nascimento aos 5 anos (percentis)
Fonte: WHO Child Growth Standards, 2006
Fonte: Google
Gráfico de Crescimento do Menino - Do nascimento aos 5 anos (percentis)
Fonte: WHO Child Growth Standards, 2006
Para a interpretação das curvas de crescimento no gráfico, temos que salientar, acompanhe na animação que itens devem ser verificados:
Curvas do Crescimento
1. Estatura/altura para a idade
A aferição da estatura/altura para a idade reflete o crescimento em comprimento ou a altura da criança de acordo com a idade em uma dada visita. Esse indicador pode ajudar a identificar as crianças que estão baixas devido à desnutrição prolongada ou a repetidos episódios de doença. Crianças que são altas para a sua idade também podem ser identificadas, mas uma altura elevada raramente é um problema, a menos que seja excessiva, podendo refletir desordens endócrinas incomuns.
2. Peso para a idade
Reflete o peso corporal em relação à idade da criança em um determinado dia. O referido indicador é usado para avaliar se uma criança está com baixo ou muito baixo peso, mas não pode ser utilizado de forma isolada para classificar uma criança como estando com sobrepeso ou obesidade. É relativamente fácil medir o peso, logo, esse indicador é geralmente usado, mas não deve ser invocado em situações em que a idade da criança não pode ser determinada com exatidão. É importante notar também que uma criança pode ter baixo peso, quer por um baixo comprimento/estatura (nanismo), quer por magreza, ou por ambos. O peso como índice de crescimento é um indicador nutricional que deve ser relacionado com outras variáveis: idade, sexo e altura.
3. Peso para estatura/comprimento
Reflete a proporção do peso corporal para um dado crescimento em comprimento ou altura. Esse indicador é especialmente útil em situações nas quais a idade da criança é desconhecida. Os gráficos de peso para estatura/comprimento ajudam a identificar crianças com baixo peso para a altura, que podem estar desnutridas ou severamente desnutridas. A desnutrição é normalmente causada por uma doença aguda recente ou restrição alimentar que provoque uma severa perda de peso, embora desnutrição ou doenças crônicas também possam causar essa condição. Tais gráficos também ajudam a identificar crianças com elevado peso para estatura/comprimento que possam estar em risco de adquirirem sobrepeso ou de se tornarem obesas.
4. Índice de massa corporal para a idade
O Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade é um indicador especialmente útil para a triagem de sobrepeso e obesidade. Os gráficos de IMC para a idade e de peso para estatura/comprimento mostram resultados muito similares.
Lembre-se de que o Peso é o indicador que melhor retrata o que ocorre durante a fase fetal. Pesos, ao nascer, menores que 2.500g podem ser decorrentes de prematuridade ou déficit de crescimento intrauterino. Recém-nascidos com menos de 2.500g são classificados genericamente como de baixo peso ao nascer.
Os bebês de baixo peso ao nascer podem ser bebês prematuros, assim classificados porque não completaram seu tempo normal de gestação e, portanto, de seu crescimento intrauterino, sendo chamados de bebês com peso adequado para a idade gestacional (AIG). No entanto, podem ser também bebês a termo (=>37 semanas), que não tiveram bom crescimento no útero, ou seja, apresentam retardo de crescimento, sendo chamados de pequenos para a idade gestacional (PIG). Pode ocorrer que bebês prematuros sejam também pequenos para a idade gestacional.
Outros bebês podem ser grandes para a sua idade gestacional (GIG), como ocorre com bebês filhos de mães diabéticas. O crescimento pós-natal é particularmente elevado até os 2 (dois) primeiros anos de vida, com declínio gradativo e pronunciado até os 5 (cinco) anos de idade. A partir do quinto ano, a velocidade de crescimento é praticamente constante, de 5 a 6 cm/ano, até o início do estirão da adolescência.
Também é importante ressaltar informações sobre o metabolismo, a temperatura, o sono, o repouso e o temperamento, fatores que contribuem para o entendimento e a avaliação da criança.
Neste estudo você relembrou um pouco mais sobre o crescimento, desenvolvimento e acompanhou sobre a curva do crescimento. Esperamos que você continue seus estudos. Até breve!