Módulo 9: O cuidado nas urgências e emergências: cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e demais agravos.
Unidade 1: Os cuidados de urgência e emergência nos quadros de abdômen agudo

Introdução, definição e etiologia
Avaliação clínica: histórico clínico e exame geral
Exame físico Abdominal
Abdômen agudo: tratamento, cuidados e intervenções de enfermagem

Introdução

O abdômen agudo pode ser considerado como um dos mais importantes e frequentes problemas de saúde em emergência clínica, decorrente de multifatores patológicos não traumáticos ou traumáticos (SALLUN; PATANHOS, 2007). Em virtude de sua gravidade, requer cuidados urgentes para diagnóstico e tratamento. A dor é considerada a principal queixa manifestada pelos pacientes.

Assim, define-se como um quadro clínico abrangendo múltiplos órgãos que podem apresentar reações dolorosas súbitas e progressivas na região abdominal, exigindo atenção profissional imediata para definição diagnóstica e terapêutica (ENFERMAGEM EM CUIDADOS CRÍTICOS, 2005; MORTON; FONTAINE, 2011). Este fato se apresenta como o principal desafio à equipe profissional de emergência, considerando a multiplicidade patológica que pode simular ou definir um abdômen agudo.

A história, o exame clínico, os exames laboratoriais e de imagens constituem as principais ferramentas diagnósticas. A conduta terapêutica abrange múltiplas possibilidades, com atenção especial para a necessidade de cirurgia.

O cliente com abdômen agudo confirmado ou interrogado requer atenção especial do profissional de enfermagem, tanto na terapêutica medicamentosa para alívio da dor quanto no apoio aos exames diagnósticos e intervenções cirúrgicas necessárias. Na sistematização da assistência de enfermagem, o diagnóstico e a prescrição de enfermagem são indispensáveis para acolhimento, alívio da dor e conforto do paciente.

A dor abdominal é uma manifestação comum presente em cerca de 1,5% dos pacientes que recorrem a consultas e em aproximadamente 6,5% dos pacientes que são admitidos em urgências hospitalares. Embora frequentemente benigna, até 10% destes doentes podem apresentar patologias graves (CAPPEL, 2008).

Palavra de Profissional
Trata-se de um quadro clínico abrangendo múltiplos órgãos corporais que podem apresentar reações dolorosas súbitas e progressivas na região abdominal, exigindo atenção profissional imediata para a definição diagnóstica e terapêutica.

Portanto, o quadro de abdômen agudo é um problema de saúde cotidiano na rotina dos serviços de urgência e emergência, tanto no pré-hospitalar como no intra-hospitalar. Das admissões em emergências, 15% são por abdômen agudo; ocorrem 300 mil hosp./ano e 30 mil mortes/ano pelo mesmo motivo, com gastos estimados em US$ 3 bilhões de dólares/ano12.

Feres e Parra (2008) apresentam como definição central de abdômen agudo toda a condição dolorosa de início súbito.

Convém lembrar que a dor é a manifestação fundamental na definição do abdômen agudo. Trata-se de um ponto-chave para o diagnóstico. Destaca-se que muitos casos de abdômen agudo requerem tratamento interventivo cirúrgico.

Saiba Mais
Para aprofundar mais as definições deste quadro, sugerimos a leitura do texto Abdômen Agudo, disponível aqui.

Este conteúdo também pode ser lido no artigo Abdome Agudo, de Roberto Valente, disponível aqui.

É importante para sua aprendizagem do tema compreender o que é etiologia, seu uso e quais são as principais causas que levam ao quadro de abdômen agudo, para tanto basta clicar na animação a seguir.

Vejamos na próxima página as populações específicas no qual o espectro de doença é significativamente diferente e que por isso merecem particular atenção, são as crianças, as mulheres e os idosos.