Módulo 9: O cuidado nas urgências e emergências: cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e demais agravos.
Unidade 2: Os cuidados de enfermagem nas urgências/emergências ginecológicas e obstétricas

Abortamento: diagnóstico e intervenções de enfermagem
Placenta prévia: manifestações clínicas e exames laboratoriais
Descolamento prematuro da placenta e rotura uterina

Introdução

A gestação é um processo fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução ocorre na maior parte dos casos sem intercorrências. Apesar deste fato, há uma parcela de gestantes que apresentam maiores probabilidades de evolução desfavorável, levando ao óbito materno.

Saiba Mais
Para maiores informações sobre este tema, veja o site disponível aqui.

Estamos vivenciando um momento importante da nossa história com a redução da mortalidade materna, mas como referem os especialistas, o Brasil ainda apresenta altos índices de mortalidade. O que a enfermagem pode fazer para contribuir para alcançar a meta do milênio?

Palavra de Profissional
Acreditamos que ao abordar esse assunto estaremos dando um passo para aprofundar conhecimentos em relação ao tema. Profissionais qualificados podem fazer a diferença e colaborar para evitar agravos e diminuir a mortalidade materna.

Abortamento

O tema aborto é polêmico se considerarmos a discriminação e os agravos à saúde impostos às mulheres, por razões culturais, legais e religiosas que envolvem esta questão, o que tem contribuído para a precariedade da assistência e o aumento da mortalidade e morbidade por esta causa, comprovados pelos índices estatísticos brasileiros.

A página a seguir, veremos o conceito de aborto e como ele pode ser classificado.