Epidemiologia

Indicadores de Saúde

Créditos

páginas:

Indicadores de Mortalidade

Taxa de Mortalidade Específica por Sexo, Idade ou Causa

Além do coeficiente geral de mortalidade, podemos calcular a mortalidade específica segundo algumas características da população ou do óbito. Por exemplo, é possível calcular a taxa de mortalidade por sexo, por idade ou por causa.

O cálculo se dá através da seguinte fórmula:

Na tabela 2 estão exibidas as taxas de mortalidade e a mortalidade proporcional por causa de acordo com o sexo em 2010. Você pode observar que, em ambos os sexos, em Santa Catarina a primeira causa de óbito são as doenças do aparelho circulatório, sendo a mortalidade proporcional por esta causa maior no sexo feminino (32,4%) do que no sexo masculino (26,3%). Entretanto, o risco de morrer por doenças do aparelho circulatório (taxa de mortalidade) é maior no sexo masculino (168,4 óbitos por 100.000 homens) do que no feminino (150,8 óbitos por 100.000 mulheres). O menor peso da proporção de óbitos por doenças do aparelho circulatório verificado no sexo masculino pode ser explicado pela alta proporção de óbitos por causas externas verificadas entre os homens (16,6%), o que não ocorre entre as mulheres (5,6%).

Tabela 2 – Óbitos segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID – 10a revisão) mortalidade proporcional e taxa de mortalidade (por 100.000 hab), por sexo, Santa Catarina, 2010. Fonte: MS, DATASUS, 2009a.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 2 - páginas: