O momento estratégico corresponde à terceira etapa do planejamento. É nesta ocasião em que construímos a factibilidade e a viabilidade do plano, efetuando uma análise mais abrangente do que no momento normativo com o intuito de detectar dificuldades e facilidades gerais.
Analisando os problemas com um olhar estratégico, é preciso levantar a viabilidade e a factibilidade das ações que estão no seu plano, de acordo com os seus conceitos.
Para perceber a real dimensão da factibilidade e da viabilidade do plano operativo, é preciso analisar as ações propostas, separando-as em dois grupos: as que podem ser realizadas apenas pela sua equipe com os recursos que ela possui; e as que precisarão de outros recursos e apoios para serem realizadas.
Normalmente, para superar problemas complexos, precisamos de apoio e de recursos que estão fora do nosso controle direto. É relativamente fácil definir se existem recursos materiais para realizar determinada ação, ou seja, a factibilidade. Porém, definir sobre a viabilidade, o apoio político ao plano é, às vezes, muito mais difícil.
Por isso, as ações que dependem de outros atores sociais e dos recursos que eles controlam, precisam de algo além da sua vontade de fazer: precisam de capacidade de convencimento, precisam de argumentos que garantam o apoio dos outros atores para os seus projetos. Estes aspectos devem constituir o elenco de ações de seu plano operativo. É sobre isto que Matus se refere ao afirmar que o planejamento: a) admite questões políticas como variáveis operacionais; e b) não adivinha o futuro, mas constrói cenários.
Durante o momento estratégico, são identificados com mais detalhes os atores sociais interessados ou envolvidos nos projetos. Nessa análise, devemos avaliar o interesse e o valor que eles lhes dão. Com essa avaliação, é possível eleger a melhor forma de interação com esses atores, buscando preservar o plano e, principalmente, aumentar a sua capacidade de realização, construindo a viabilidade e factibilidade através da associação de interesses e valores.
Uma vez definido o perfil dos atores, o momento seguinte é estabelecer a forma de relacionamento com cada um deles de modo a obter o máximo de benefícios e o mínimo de ônus. Trata-se da definição de estratégias de atuação, classificadas em:
Portanto, uma boa análise de poder e de alcance das estratégias adotadas é imprescindível. O arco direcional do planejamento estratégico nem sempre é contínuo. Ou seja, nem sempre as estratégias traçadas são alcançadas e, neste caso, é importante traçar alternativas para o alcance dos propósitos. Por outro lado, elas podem se mostrar insuficientes e aqui, também, são necessárias redefinições no plano inicialmente proposto. Portanto, muitas vezes é preciso ampliar o leque de ações para acúmulo de poder e garantia de sucesso.
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Lacerda, Botelho e Colussi