Processo de Trabalho na Atenção Básica

O que é processo de trabalho na concepção ampliada de saúde?

Créditos

páginas:

Atendimento integral e interdisciplinaridade

A equipe da ESF, composta de médicos, enfermeiros e odontólogos, representou um importante passo para a reversão do modelo de saúde com foco na cura, no componente biológico e no enfoque biomédico, e para a produção de saúde baseada na perspectiva do modelo de determinação social. No entanto, com o seu transcorrer histórico, percebeu-se que tais profissionais têm formação insuficiente em algumas áreas de conhecimento cujos objetos interferem ou são produtos da saúde, tais como saúde mental, práticas físicas e corporais, nutrição, alimentação e assistência social.

Considerando o exposto, é preciso que os profissionais da Atenção Básica realizem o trabalho de forma integrada pois assim disporão de profissionais com aportes técnico-assistenciais capazes de ampliar a visão e a intervenção das equipes junto às demandas dos usuários, principalmente para a consecução da integralidade da assistência.

Tendo como objetivo a atuação integral em saúde, as ações e as propostas da equipe com caráter interdisciplinar devem contemplar a identificação periódica das necessidades, dos riscos e das vulnerabilidades da população sob sua responsabilidade, de modo a responderem de forma adequada e resolutiva.

A reflexão sobre a atuação da equipe, em que cada profissional contribui com diferentes nuances do conhecimento em saúde, remete à discussão do caráter orientador do cuidado terapêutico profissional específico.

Ao mencionarmos o cuidado terapêutico profissional específico, referimo-nos àquelas ações de saúde que, segundo o Código de Ética Profissional, competem ao exercício de cada profissão e que têm como orientação seu objeto de trabalho específico. Ou seja, fazemos referência às ações profissionais específicas promovidas por todas as categorias que atuam na saúde, sobretudo porque nossa intenção é deixar muito claro que as especificidades do conhecimento profissional não podem ser desconsideradas. Pelo contrário, não pode existir integralidade da atenção em saúde se desconsiderarmos o conhecimento específico presente em cada especialidade.

Vasconcelos (2002) ressalta que, em uma perspectiva ampliada do processo de trabalho, profissionais de Saúde da Família, como você, devem se posicionar com outras ações, além do enfoque nos espaços de atenção individual à saúde.

Porém, cabe destacar que discutir sobre a possibilidade de aproximar a atenção à saúde nos espaços que rompem com a visão curativa tradicional, avançando em direção ao cuidado integral à saúde, só será possível quando determinada situação de saúde for tratada a partir da complexidade dos elementos que a constituem. A compreensão dos elementos que determinam o processo saúde–doença nos remete a discussões no campo do conhecimento interdisciplinar.

Leitura Complementar:

Para aprofundar os seus estudos, recomendamos a seguinte leitura:
VASCONCELOS, E. M. Os conceitos e os tipos de práticas interdisciplinares e interparadigmáticas. In: ______. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. cap. 3. p. 102 -128.

Lacerda e Moretti-Pires

Tópico 1 - páginas: