Processo de Trabalho na Atenção Básica

Ferramentas do Processo de Trabalho na Atenção Básica à Saúde

Créditos

página:

Apropriação do território

Outro aspecto pouco questionado pelas equipes diz respeito ao reconhecimento do território e ao acompanhamento sistemático do espaço social. De maneira geral, a delimitação do território definida pela gestão é orientada pela lógica burocrático-administrativa, com base em critérios geográficos. Essa lógica se contrapõe ao conceito de território–processo definido por Mendes (1995), que fundamenta o modelo de atuação das Equipes de Saúde da Família.

Se os limites geográficos são definidos burocraticamente, cabe à equipe entender esse território como um espaço social em contínua transformação.

Portanto, o espaço territorial e as suas características sociossanitárias são importantes instrumentos a serem considerados no processo de trabalho.

Em local reservado de acesso exclusivo à equipe, um mapa inteligente, com identificação dos domicílios, precisa ser constantemente atualizado. E nele devem estar plotados:

Figura – Exemplo de mapa territorial plotado

Esse instrumento permitirá o acompanhamento e o monitoramento da situação de saúde do território e facilitará a apropriação de informações atualizadas pela equipe.

Na Prática:

E, na sua unidade de saúde, como estão as informações das famílias e do espaço social?

Você já percorreu a pé o território onde residem as famílias sob sua responsabilidade? Ainda não? Então está na hora!

Programe uma atividade de reconhecimento do território com sua equipe e em conjunto construam um mapa inteligente.

Conheça, efetivamente, sua área de atuação.

Lacerda e Moretti-Pires

Tópico 2 - página:
Próximo
Tópico