Módulo 1: Introdução ao Curso
Unidade 2: Estrutura e funcionamento do curso

Estrutura e funcionamento do curso
Conhecendo a Educação a Distância
Orientação pedagógica do curso
Organização do curso
Avaliação processual e pontual na EaD

Orientação pedagógica do curso

Os módulos oferecerão suporte teórico e desenvolvimento de atividades para que os participantes possam enriquecê-los, especialmente nos fóruns de discussão, a partir das experiências e vivências no ambiente do trabalho, propiciando a reflexão sobre a realidade.

Desta forma, objetiva-se estimular a troca de experiências entre os alunos e o serviço, possibilitando a conquista de competências necessárias a sua formação, bem como promover mudanças em prol da implantação e implementação das Redes de Atenção a Saúde em seu local de trabalho. Para tanto, deve ser considerada a diversidade e a complexidade dos cenários de práticas, o desenvolvimento tecnológico, a velocidade das inovações e as necessidades sociais em saúde.

Saiba Mais
A consulta aos textos indicados possibilitarão ampliar o conhecimento e a visão sobre as políticas nacionais de saúde, pois estas são contextualizadas de acordo com a linha do tempo, favorecendo o seu entendimento numa perspectiva histórica e de fácil compreensão!

HADDAD, A.E.; BRENELLI, S.L.; PASSARELLA,T.M.; RIBEIRO, T.C.V. Política Nacional de Educação na Saúde. Rev. Baiana de Saúde Pública. Salvador, v. 32, supl. 1, p.98-114. out, 2008.

Brasil. Portaria MS nº1.996, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília; 2007

Agora vamos conhecer os atores e protagonistas do curso.

Discentes: Quem são? Quantos? Onde estão?

Os discentes são os 1.256 enfermeiros matriculados no Curso que estão empenhados em protagonizar seu processo de aprendizagem e em fazer a diferença em seus locais de trabalho.

Os especializandos estarão atuando nos serviços de saúde do SUS e/ou nas Escolas Técnicas da Rede SUS, nas cinco regiões do país conforme prioridades de formação estabelecidas pela Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Linhas de Cuidado da saúde

  • Saúde Materna, Neonatal e do Lactente: Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão)
    + Região Nordeste, totalizando 17 Estados com 18 vagas/Estado = 306

  • Atenção Psicossocial: Rio de Janeiro, São Paulo, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Fortaleza, Salvador, Recife e Maceió, totalizando 10 territórios com 30 vagas/Território = 300 vagas

  • Urgência e Emergência: 27 capitais, totalizando 12 vagas/Capital=324 + 1 vaga UFSC = 325

  • Doenças Crônicas não Transmissíveis: 27 Capitais, totalizando 12 vagas/Capital =324 vagas + 1 vaga UFSC = 325
  • Atores e Protagonistas

    Coordenadora Geral
    Dra. Vânia Marli Schubert Backes tem a seu encargo a responsabilidade de zelar e responder formalmente pela plena efetivação das ações previstas, congregando esforços para o cumprimento das metas e dos resultados esperados, ou seja, a qualificação dos 1.256 enfermeiros como Especialistas em Linhas de Cuidado em Enfermagem.
    Coordenadora Didático-Pedagógica
    Dra. Kenya Schmidt Reibnitz tem o papel de zelar pela aplicação da linha pedagógica adotada pelo Curso, desde sua concepção, passando pela produção dos materiais didáticos até a efetivação do Curso.
    Coordenadora de Tutoria
    Dra. Lucia Amante é responsável pela organização da capacitação dos tutores e de efetivamente acompanhar e avaliar o trabalho dos tutores, propiciando uma comunicação aberta e contínua durante as atividades e buscando solução para demandas surgidas no processo.
    Coordenadoras das Regionais
    Constituída por duas docentes representantes da EERP/USP que serão responsáveis por desenvolver a articulação e interlocução com os Polos de desenvolvimento dos encontros presenciais juntamente com as Coordenadoras Locais das Escolas Técnicas do SUS, por estado da Federação.
    Coordenadora de TCC
    Dra. Flavia Regina Ramos responsável pelo cadastro dos orientadores, pela construção do guia do TCC e pela instrumentalização dos orientadores e tutores para o desenvolvimento dos TCC.
    Coordenadora de EaD
    Dra. Grace Dal Sasso, que desempenha função junto a equipe da EaD da UFSC, é responsável por acompanhar a evolução do Curso, monitorando o desenvolvimento das atividades online, retroalimentando o processo de equacionamento de problemas que poderão ocorrer de modo a potenciar ativamente as resoluções junto aos discentes, professores conteudistas e tutores, bem como junto ao Comitê Gestor.
    Professores/Conteudistas de Referência
    São os professores responsáveis pelos Módulos/disciplinas que estarão à disposição dos Tutores para equacionar dúvidas relativas aos conteúdos e atividades solicitadas, provenientes dos especializandos.
    Tutores
    São profissionais da saúde, enfermeiros especialistas, que serão cadastrados e capacitados para apoiar o especializando em todo o percurso de formação, que manterão interlocução permanente com os discentes, de modo a estimular o protagonismo e a autoconfiança para o alcance dos objetivos do Curso e desenvolvimento de um TCC inovador, promotor de mudanças.