Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 1: O processo de investigação científica e sua relação com os tipos de conhecimento

O processo de investigação científica e os tipos de conhecimento

Da definição para a prática

O conhecimento científico é construído através de procedimentos que denotem atitude científica, pois proporcionam condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva e de ser exposto à crítica intersubjetiva. Assim, oferece maior segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias (KOCHE, 2001)*

É utilizado para abstrair a realidade, a fim de proceder a sua sistematização, estabelecendo uma ponte entre o abstrato e o concreto, para descobrir realidades ainda não visualizadas e encontrar soluções para problemas relativos ao cuidado na assistência à saúde (TRENTINI & PAIM, 2004)*

*KÖCHE, J C. Fundamentos de metodologia científica. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

*TRENTINI, M., PAIM, L. Pesquisa convergente assistencial. Florianópolis: Insular; 2004.

O resultado de uma investigação científica conduz à corroboração de teorias, de explicações formalizadas que expressam intelectualmente uma interconexão sistematizada de uma forma coerente, lógica e correspondente à realidade objetiva. Neste caso, o produto de uma investigação científica é o conhecimento teórico, isto é, a explicação teórica corroborada, expressa por meio de proposições.

Mas, nem sempre o conhecimento cientifico é teórico ou explicativo; ele pode ser descritivo ou exploratório, de modo a fornecer conhecimentos sobre fenômenos, circunstâncias ou acontecimentos, sobre os quais não existe uma compreensão suficiente ou ampliada.

O método de qualquer disciplina científica inclui um modo de raciocinar, um conjunto de estratégias de investigação e um repertório de técnicas de análise adequadas ao objeto proposto (POLIT, 2011). É o modo de fazer; de fazer conhecimento. É um modo de abordar o objeto de estudo.

*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.

O desenvolvimento de um trabalho científico, é uma atividade que exige planejamento e dedicação, muitas vezes pode ser árduo, mas é motivado pelo prazer da investigação. Pode trazer alguma frustração e momentos de indecisão, mas deve-se ter a confiança de que tudo no final irá se encaixar e contribuirá para a construção do conhecimento sobre o fenômeno em foco (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2000)

*BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS J. M.. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Saiba Mais
Você pode navegar um pouco pela Internet e ver novas formas de classificar e exemplificar os tipos de conhecimento. Por exemplo: visite o site: http://www.youtube.com/watch?v=uZ_vdGFMbBA&feature=related