Programação

  • Caro(a) especializando(a),


    seja bem-vindo (a)! Você está iniciando o estudo do módulo de Epidemiologia, cujos conceitos e métodos são aplicados a um amplo espectro de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos.

    Neste módulo você entrará em contato com uma série de métodos e ferramentas que podem ser utilizados para orientar decisões em saúde e para contribuir no desenvolvimento e avaliação de intervenções voltadas ao controle e à prevenção dos problemas de saúde.

    Iniciaremos conceituando epidemiologia e conhecendo seus usos e aplicações no campo da Saúde Coletiva. Também conheceremos as medidas de frequência de doenças: a incidência e a prevalência. Aplicá-las em seu cotidiano profissional é de grande relevância para a prática assistencial, em ações de prevenção de doenças e na promoção da saúde na sua comunidade.

    Também discutiremos alguns importantes indicadores da saúde, reforçando a importância do uso de alguns que você já conhece e apresentar outros, cujo uso são desejáveis na ESF. Tais indicadores podem ser obtidos a partir de Sistemas de Informações em Saúde, que, como mostraremos, são de fácil uso e enorme potencial para a Estratégia Saúde da Família pensar e avaliar suas ações e estratégias desenvolvidas.