FÓRUM DE BATE-PAPO

SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios

 
 
Imagem de Manoela de Leon Nobrega Reses
SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios
por Manoela de Leon Nobrega Reses - quarta, 7 Nov 2012, 10:12
 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2012/11/sc-e-o-estado-brasileiro-em-que-mais-cresce-o-numero-de-homicidios-3942876.html

 

Com um aumento de 44,8% no ano passado sobre 2010, Santa Catarina é o estado onde o número de homicídios mais cresceu no período, aponta o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem.

O estudo reúne informações do sistema nacional do Ministério de Justiça, que mostra que houve 11,7 assassinatos para cada 100 mil habitantes. A secretária executiva do fórum, Samira Bueno, lembrou que o máximo tolerado pela Organização Mundial de Saúde é de 10 casos por 100 mil pessoas.

Acima do teto, a situação é classificada como epidêmica. Em 2010, SC estava dentro deste limite, quando houve 8,1 mortes para cada 100 mil pessoas. Apesar de ter o indicador de homicídios que mais aumenta, Santa Catarina tem a terceira menor taxa do país, atrás de São Paulo (10,1) e Amapá (0,9).

Samira ressalta que o dado referente ao Amapá é bastante questionável, porque significa apenas seis homicídios em 2011, e também pelo fato de o Estado não alimentar de forma correta o sistema do ministério.

Para o presidente da comissão de Segurança e Criminalidade da OAB/SC, Juliano Keller do Valle, a liderança catarinense no crescimento de assassinatos tem relação com baixo investimento em segurança pública.

— Na Polícia Militar, mais gente se aposenta do que são contratados. O número de policiais diminui enquanto a população cresce — afirmou Juliano.

Além disso, os salários são baixos, e o cotidiano estressante e sem condições de trabalho diminui a produtividade. Ele também atribuiu a liderança de SC no crescimento de assassinatos ao histórico de resultados bastante baixos.

Qualquer alteração tem um grande impacto percentual. O conselheiro da OAB nacional Hélio Brasil disse que a maioria dos homicídios está relacionada ao tráfico de drogas. As mortes ocorrem pela disputa entre criminosos por pontos de venda de drogas e na execução de dependentes com dívidas. Ele acrescenta que o problema não é exclusivo de SC, mas um desafio nacional.

SC lidera em lesão
corporal e estupro


O delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, afirmou que está atento à influência do tráfico, e que combater este crime é uma das diretrizes da corporação. Santa Catarina é o oitavo estado que proporcionalmente mais prendeu traficantes no ano passado. Aldo contou que a venda de drogas gera delitos satélites, como roubos, furtos e ameaças.

 
Imagem de Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151)
Re: SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios
por Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151) - quarta, 28 Nov 2012, 22:00
 

Estatísticas questionáveis de uns, corporação desestimulada, a "bandidagem" cheia de coragem.. O pior dos mundos! Hoje em dia a gente tem de ler a notícia por traz da notícia. Até o enunciado da notícia pode pregar uma peça. O tal do título chamativo para fazer a gente ler! Estes tempos eu ajudava na produção de um programa de tv aqui em Jlle e a gente fez uma enquete no ar. Iamos divulgar o resultado ao final do programa. Mas quase ninguém ligou respondendo. Então fiz o seguinte. Somei os que ligaram+fiz a enquete com quem tava no estúdio e dei o resultado na porcentagem tipo:   20% acharam isso e 80% acharam aquilo.

Imagem de Daniele Klein (201207804)
Re: SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios
por Daniele Klein (201207804) - quarta, 26 Dez 2012, 13:22
 

É triste uma notícia como essa, onde culpam o estado pelo aumento de criminalidade, ao meu entender, tudo parte da educação familiar.. Se não houvessem pessoas que consumissem drogas, não teria traficantes, não tendo traficantes diminuiriam os indíces.. é uma "bola".. onde cada um de nós somos culpados de uma forma, as vezes por sermos omissos.  

Imagem de Cínthia Federhen Barreto (201207803)
Re: SC é o estado brasileiro em que mais cresce o número de homicídios
por Cínthia Federhen Barreto (201207803) - quinta, 10 Jan 2013, 19:10
 

    O mundo está mesmo virado... o exposto acima esta diretamente ligado á educação/ ou falta dela. Mesmo ponto que a Dani comentou em que tudo começa em casa, e digo mais não só os policiais que não recebem a remuneração condizente ao trabalho que prestam e risco que correm assim como, e principalmente, os professores nas escolas ‘aturando pestes’ mal educadas isso quando o próprio pai não vai chutando porta e reclamando o porquê da advertência que seu ‘anjinho recebeu’. Há sim outros tantos profissionais que não recebem a importância justa, na minha humilde opinião, e se querem saber voltada para ESF, aqui na minha unidade as técnicas (tanto de enfermagem como a de saúde bucal) ganham setecentos e poucos reais por mês, dentista três mil e pouco, a enfermeira dois mil e o médico dez mil reais já com descontos... kkk Algo errado, no mínimo desproporcional. ‘Tá, então quer que os médicos que estudaram anos, dedicando-se e se privando de tantas coisas merecem menos ??” Claro que não, mas assim como eles, todos da equipe estudaram e se empenharam e têm sua importância (aqui no curso tão falada e discutida) e merecem sim uma revisão neste aspecto ... blábláblá...

 Isto tudo para chegar no ponto da valorização profissional, valorização pessoal. Na resposta, talvez, do porque tantas profissões estão sem procura, cada vez mais escassas e porque há também o inverso, a procura de tantas pessoas, muitas vezes sem o mínimo de vocação, querendo ser médico ou dentista ou qualquer coisa que ganhe mais que um ‘professor ou policial militar’, que as motive mais e daí mesmo com os pontos negativos de cada profissão valerá a pena seguir afinal, qual é a área que não tem seus prós e contras??    

Com relação a alimentação dos sistemas, acho sim que é possivel ter acontecido uma falha não proposital claro, mas foi realizada a calibração destes profissionais? Não somente aquele que faz uso do computador ou aquele que ainda faz manualmente os relatórios ... mas desde mim, eu dentista, estou corretamente coletando os dados quando vou fazer o levantamento epidemiológico? Repassando os dados direitinho?? Há muitas coisas para serem revistas e em vários setores... não só da saúde, segurança, educação...

Bjs e fé! :D