Programação

  • Geral

  • Tópico 1

    ApMod3

    Este módulo pretende motivar e instrumentalizar você a utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. É muito importante que você e sua equipe desenvolvam como prática cotidiana a leitura da realidade sócio-sanitária e da morbi-mortalidade da população adscrita e utilizem essas informações para o planejamento local de saúde e avaliação das ações adotadas. Nosso objetivo é que você possa utilizar os conceitos e os instrumentais abordadas nesse módulo para planejar a coleta, sistematização e análise dos dados de saúde na sua unidade e município. Além disso, desejamos que seu estudo seja um processo de construção cotidiana ativo, participativo e crítico. Ao longo do módulo teremos 4 unidades principais e, ao final, uma complementar.

    Lembramos que é importante que você acompanhe todas as atividades e esteja atento às informações disponibilizadas ao longo do percurso deste módulo, que terá a duração de 4 semanas.

    No final desta página está o detalhamento da avaliação do Módulo 3, a qual sugerimos que você realize ao longo do Módulo. E se lembre que o tutor está sempre pronto para contribuir com você.

    Bons estudos!

    Mod3

    • Tópico 2

      Uni1

      Nesta unidade estudaremos os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Também veremos os conceitos de incidência e prevalência, importantes medidas de ocorrência de doenças. Seus objetivos, neste estudo, são os de conceituar  Epidemiologia, conhecer suas aplicações e conseguir calcular e interpretar a incidência e a prevalência de doenças.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo, para após acessar o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, inicie a sua participação no Fórum de Conteúdo: Uso de Indicadores de Saúde.

    • Tópico 3

      Uni2

      Nesta unidade você vai conhecer melhor alguns dos principais indicadores de saúde que podem ser utilizados na sua prática diária na Unidade de Saúde. Aprenderá como são calculados e interpretados os indicadores de mortalidade geral, proporcional, infantil e materna. Através de indicadores de saúde, podemos descrever as condições de saúde da população e as suas características demográficas. Seus objetivos neste estudo são o de perceber a importância dos indicadores de saúde no planejamento de ações efetivas, entender como são calculados e ser capaz de interpretá-los adequadamente.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo, para após acessar o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e continue participando do Fórum de Conteúdo: Uso de Indicadores de Saúde.

    • Tópico 4

      Uni3

      Nesta unidade vamos iniciar a conceituar os Sistemas de Informações em Saúde e discutir sua origem, aplicações e potencialidade. Veremos que uma base de dados atualizada e bem estruturada provê aos profissionais da Equipe de Saúde da Família suporte para o planejamento e a avaliação de ações e políticas, além de ser importante ferramenta de cidadania e mecanismo de participação popular.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos assistindo ao vídeo, para após acessar o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e, por fim, participe do novo Fórum de Conteúdo: Uso do Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB), que será mediado pelo tutor.

    • Tópico 5

      Uni4

      Nesta unidade vamos conhecer alguns dos principais Sistemas de Informações em Saúde do Brasil. Seus objetivos são conhecer as características de cada um deles, quais indicadores de saúde eles produzem e aprender a acessar seus dados através da internet. A partir desses conhecimentos você poderá construir diversos indicadores de saúde que deverão ser incorporados pelas Equipes de Saúde da Família para o planejamento local e avaliação de ações e políticas de saúde.

      Para tanto, recomendamos que você inicie seus estudos acessando o CONTEÚDO ON-LINE, que é o espaço principal do curso. Ao final de cada Objeto de Aprendizagem no CONTEÚDO ON-LINE, realize as atividades de auto-avaliação e continue participando do Fórum de Conteúdo: Uso do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB).

    • Tópico 6

      Uni_Complementar

      Nesse texto complementar é feita uma reflexão sobre o uso da Epidemiologia na Unidade Local de Saúde. Tal prática requer o trabalho em equipe e tem um grande potencial de impacto na qualidade da atenção prestada pela equipe à população.

    • Tópico 9

      Avaliação: Reconhecimento da realidade

      Recordando o referencial pedagógico do Curso, lembre-se que a avaliação é entendida como um processo evolutivo e dialógico entre os sujeitos envolvidos (especializandos e tutores). Nesse processo, estão previstas 3 modalidades avaliativas referentes ao Módulo 3. Em algumas será atribuída uma nota, noutras apenas será necessária a sua efetiva participação. Além das atividades de avaliação próprias do Módulo 3, haverá a avaliação do Eixo I, que contribuirá na composição do conceito final do módulo. Abaixo o detalhamento de cada avaliação:

      - AUTO-AVALIAÇÃO: ao final de cada Objeto de Aprendizagem do conteúdo on-line está proposto um exercício de reflexão e fixação do conteúdo estudado. Esta atividade avaliativa é obrigatória e terá correção automática no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), porém não terá uma nota atribuída.

      - FÓRUM DE CONTEÚDO: nesse Módulo 3 teremos dois FÓRUNS DE CONTEÚDO. O primeiro FÓRUM se inicia já na primeira unidade e durará duas semanas. O segundo FÓRUM se inicia com a terceira unidade e também terá a duração de duas semanas. No primeiro debateremos o uso de indicadores de saúde e no segundo o uso do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) por você e sua equipe. Essas atividades são obrigatórias, porém não terão uma nota atribuída. Mas lembre-se, a sua participação e interação com os colegas será obrigatória.

      - AVALIAÇÃO DO MÓDULO 3: desde o início do módulo 3 você poderá realizar o Diagnóstico epidemiológico da realidade (clique aqui para acessá-lo), que é a apresentação dos indicadores de saúde da comunidade em que você trabalha. Essa será a atividade avaliativa do Módulo 3. Ela poderá ser discutida com o tutor ao longo do módulo utilizando a ferramenta DIÁRIO, que está disponível abaixo. Clique aqui para ver os critérios de avaliação dessa atividade.