Bate Papo

educação

 
 
conceição sales
educação
por Conceição de Maria de Sales Marques (201206313) - segunda, 28 Jan 2013, 22:02
 

Interessante o tema abordado nesse módulo, como a educação está presente em nossas atividades diárias e às vezes não nos damos conta do tipo de educação que desenvolvemos; é claro que essa não é uma tarefa fácil ou com resultado a curto prazo, mas é necessário  um envolvimento de todos os atores desse contexto de forma efetiva para o alcance dos resultados e consequentemente a promoção da saúde.

 
Imagem de Odilardo Eurico de Souza Junior (201206124)
Re: educação
por Odilardo Eurico de Souza Junior (201206124) - terça, 29 Jan 2013, 10:20
 

Concordo com você Conceição! Quando você fala de "todos os atores", não podemos esquecer da metodologia problematizadora de Paulo Freire (Adoro os livros e métodos dele... já li alguns!): trazer a realidade dos nossos clientes/usuários para construirmos juntos com eles nossas ações/atividades educativas em saúde, ou seja, dialogar e ouvir seus conhecimentos adquiridos na comunidade: a troca de saberes popularxtécnico-científica para que eles possam se tornar autonomos e agentes ativos de suas proprias mudanças e decisões em relação as melhorias de condições de saúde e qualidade de vida! Isso irá reforçar o vínculo da equipe de saúde com os clientes/usuários, fazendo com que estes desenvolvam pensamento crítico e voltado para as suas realidades locais (epidemiológica, política, social e geografica)!

AbraSUS!!

Imagem de Julyana Gomes Freitas (201206016)
Re: educação
por Julyana Gomes Freitas (201206016) - quarta, 30 Jan 2013, 09:13
 

Recentemente realizei uma seleção para corpo docente de enfermagem de uma Instituição Particular em Fortaleza, e uma das etapas foi a construção de um plano de aula baseado em uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em determinada temática (sorteada) que para minha sorte caiu: urgência e emergência. A literatura disponibilizada foi de grande valia, pois consistiu em metodologias ativas  que inovaram a metodologia que eu já utilizava em salas de aula. A seguir, disponibilizo links:

Estratégias de Ensinagem

<http://caherbertdesousa.files.wordpress.com/2011/09/estrategias_de_ensinagem.pdf.>

Alguns fatores pedaógicos

<http://www.opas.org.br/rh/publicacoes/textos_apoio/pub04U2T5.pdf>

MASETTO, M.T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012, 208 p.

Desta forma, foi possível compreender que o processo de ensino-aprendizagem é a necessidade de instigar o aluno a participar da transformação da realidade social, permitindo que este seja sujeito ativo na cosntrução do saber, e não mais um sujeito passivo que é só receptor de informações. Aprendizagem é muito mais que ensino, envolve a corresponsabilidade entre o professor e o aluno para a capacidade de aprender, buscando motivação; criativade e inovações que encantem estes alunos e, assim, os conhecimentos transmitidos e vivências práticas  detectam os problemas reais e buscam soluções originais e resolutivas.

 

 

Imagem de Cristina Sayonara Rodrigues Silva Soares (201207737)
Re: educação
 

Para nós enfermeiros, a Educação deve  está presente na promoção, prevenção e recuperação dos pacientes, buscando informações claras e concisas para a família, e o cliente/paciente. Este é um dever do Enfermeiro, juntamente com a equipe multiprofissional, desenvolver a educação em todas as atividades proposta.

Imagem de William Custodio dos Santos Filho (201207415)
Re: educação
por William Custodio dos Santos Filho (201207415) - terça, 29 Jan 2013, 16:49
 

Boa tarde.

 

Concordo plenamente com todos vocês. Justamente hoje realizei um grupo operativo em conjunto com o médico e o dentista no PSF em que atuo, esse grupo operativo foi convidado hipertensos e diabéticos, em que esses pacientes podiam trazer consigo acompanhantes, pessoas que ajudam nos cuidados deles. Então, o foco era aumentar o conhecimento/educação dos pacientes e cuidadores de idosos, através de diversos artifícios para seguir a administração dos medicamentos na hora correta. É um desafio em que eu encontro para tal situação ser corrigida.

 

Vejo que os grupos operativos são uma das varias formas de “educar” nossa população.

Imagem de Ana Cristina da Silva Bezerra (201206101)
Re: educação
por Ana Cristina da Silva Bezerra (201206101) - quarta, 30 Jan 2013, 08:28
 

Bom dia,como este tema é muito interessante,concordo com tudo que foi colocado,também sou uma admiradora de Paulo Freire,pois a educação e a base de tudo, que bom que a academia vem reformulando seus conceitos e se preocupando em formar pessoas criticas  e não meros depósitos de conhecimentos  

Imagem de Maria Eugenia Adamoglu Jelincic de Mendonça (201206411)
Re: educação
 

"O PROFESSOR QUE PENSA CERTO DEIXA TRANSPARECER AOS EDUCANDOS QUE UMA DAS BONITEZAS DE NOSSA MANEIRA DE ESTAR NO MUNDO E COM O MUNDO, COMO SERES HISTÓRICOS, É A CAPACIDADE DE, INTERVINDO NO MUNDO, CONHECER O MUNDO."   PAULO FREIRE.

  O trabalho educacional em qualquer nível de ensino, deveria ter relação direta com as necessidades da vida do homen em sua relação com o mundo.

Imagem de Karine Mercia da Costa Oliveira (201207216)
Re: educação
por Karine Mercia da Costa Oliveira (201207216) - quinta, 31 Jan 2013, 20:07
 

 A educação em enfermagem deve oferecer caminhos que visem à construção do saber e que possibilitem a formação de pessoas críticas, criativas e preparadas para atuarem de forma efetiva nas diferentes comunidades, pautando-se na busca de soluções efetivas para os problemas de saúde da população, com isso faremos uma enfermagem mais humana e de boa qualidade.

rosalina arruda
Re: educação
por Rosalina Aparecida de Arruda (201206094) - quinta, 31 Jan 2013, 20:44
 

Concordo que a educação está,até mesmo no nosso cotidiano, na promoção, prevenção e recuperação dos pacientes, orientações ou pequenas palestras para os acompanhantes e familiares, sou fã do Paulo Freire quando ele diz que a educação é a base de tudo.

Imagem de Fernanda Cristina da Silva Oliveira (201207380)
Re: educação
 

Não podemos esquecer que como profissionais de saúde somos vistos como exemplos muitas das vezes, e com isso, podemos educar até mesmo com nossas ações ou mesmo nosso silêncio.

Fernanda