Interessante o tema abordado nesse módulo, como a educação está presente em nossas atividades diárias e às vezes não nos damos conta do tipo de educação que desenvolvemos; é claro que essa não é uma tarefa fácil ou com resultado a curto prazo, mas é necessário um envolvimento de todos os atores desse contexto de forma efetiva para o alcance dos resultados e consequentemente a promoção da saúde.
Bate Papo
educação
Concordo com você Conceição! Quando você fala de "todos os atores", não podemos esquecer da metodologia problematizadora de Paulo Freire (Adoro os livros e métodos dele... já li alguns!): trazer a realidade dos nossos clientes/usuários para construirmos juntos com eles nossas ações/atividades educativas em saúde, ou seja, dialogar e ouvir seus conhecimentos adquiridos na comunidade: a troca de saberes popularxtécnico-científica para que eles possam se tornar autonomos e agentes ativos de suas proprias mudanças e decisões em relação as melhorias de condições de saúde e qualidade de vida! Isso irá reforçar o vínculo da equipe de saúde com os clientes/usuários, fazendo com que estes desenvolvam pensamento crítico e voltado para as suas realidades locais (epidemiológica, política, social e geografica)!
AbraSUS!!
Recentemente realizei uma seleção para corpo docente de enfermagem de uma Instituição Particular em Fortaleza, e uma das etapas foi a construção de um plano de aula baseado em uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem em determinada temática (sorteada) que para minha sorte caiu: urgência e emergência. A literatura disponibilizada foi de grande valia, pois consistiu em metodologias ativas que inovaram a metodologia que eu já utilizava em salas de aula. A seguir, disponibilizo links:
Estratégias de Ensinagem
<http://caherbertdesousa.files.wordpress.com/2011/09/estrategias_de_ensinagem.pdf.>
Alguns fatores pedaógicos
<http://www.opas.org.br/rh/publicacoes/textos_apoio/pub04U2T5.pdf>
MASETTO, M.T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012, 208 p.
Desta forma, foi possível compreender que o processo de ensino-aprendizagem é a necessidade de instigar o aluno a participar da transformação da realidade social, permitindo que este seja sujeito ativo na cosntrução do saber, e não mais um sujeito passivo que é só receptor de informações. Aprendizagem é muito mais que ensino, envolve a corresponsabilidade entre o professor e o aluno para a capacidade de aprender, buscando motivação; criativade e inovações que encantem estes alunos e, assim, os conhecimentos transmitidos e vivências práticas detectam os problemas reais e buscam soluções originais e resolutivas.
Para nós enfermeiros, a Educação deve está presente na promoção, prevenção e recuperação dos pacientes, buscando informações claras e concisas para a família, e o cliente/paciente. Este é um dever do Enfermeiro, juntamente com a equipe multiprofissional, desenvolver a educação em todas as atividades proposta.
Boa tarde.
Concordo plenamente com todos vocês. Justamente hoje realizei um grupo operativo em conjunto com o médico e o dentista no PSF em que atuo, esse grupo operativo foi convidado hipertensos e diabéticos, em que esses pacientes podiam trazer consigo acompanhantes, pessoas que ajudam nos cuidados deles. Então, o foco era aumentar o conhecimento/educação dos pacientes e cuidadores de idosos, através de diversos artifícios para seguir a administração dos medicamentos na hora correta. É um desafio em que eu encontro para tal situação ser corrigida.
Vejo que os grupos operativos são uma das varias formas de “educar” nossa população.
Bom dia,como este tema é muito interessante,concordo com tudo que foi colocado,também sou uma admiradora de Paulo Freire,pois a educação e a base de tudo, que bom que a academia vem reformulando seus conceitos e se preocupando em formar pessoas criticas e não meros depósitos de conhecimentos
"O PROFESSOR QUE PENSA CERTO DEIXA TRANSPARECER AOS EDUCANDOS QUE UMA DAS BONITEZAS DE NOSSA MANEIRA DE ESTAR NO MUNDO E COM O MUNDO, COMO SERES HISTÓRICOS, É A CAPACIDADE DE, INTERVINDO NO MUNDO, CONHECER O MUNDO." PAULO FREIRE.
O trabalho educacional em qualquer nível de ensino, deveria ter relação direta com as necessidades da vida do homen em sua relação com o mundo.
A educação em enfermagem deve oferecer caminhos que visem à construção do saber e que possibilitem a formação de pessoas críticas, criativas e preparadas para atuarem de forma efetiva nas diferentes comunidades, pautando-se na busca de soluções efetivas para os problemas de saúde da população, com isso faremos uma enfermagem mais humana e de boa qualidade.