Essa citação do Freire traduz muito bem o " espírito" do conteúdo da Unidade III.
A unidade é bem interessante uam vez que nos relembra os conceitos da prática educativa em saúde, dos modelos educacionais e da abordagem de métodos para se fazer uma educação em saúde alicerçada no modelo de educação libertadora e criativa. Já fiz toda a unidade, leitura leve e agradável, já redigi meus destaques de conteúdo,(ainda não postados no moodle) e, no aguardo do fórum de atividades. Fiquei particulamente feliz em relação ao meu trabalho e ao CAPS i ao refletir quais as minhas práticas educacionais e das demais colegas pois, para a quase toalidade dos trabalhadores, o modelo utilizado no seu trabalho diário é problematizador, e claro, há quem ainda esteja trabalhando com uma educação convencional ou progressista e, refletindo sobre isso também, posso dizer que levo em conta o contexto de vida e de formação destes profissionais...o desafio para essa mudança está dado há bastante tempo e, sabemos que muitas vezes, tal como acontece com nossos usuários demanda mais tempo para que aquele sujeito se dê conta de que a sua prática convencional não tem os mesmos resultados do que dos colegas que trabalham com uma pedagogia problematizadora...nem os mesmos vínculos, nem os mesmos afetos...