Bate Papo

Ninguém educa ninguém. Todos se educam mediatizados pelo mundo

 
 
Nadia
Ninguém educa ninguém. Todos se educam mediatizados pelo mundo
por Nádia Regina Stella (201207469) - terça, 29 Jan 2013, 14:58
 

Essa citação do Freire traduz muito bem o  " espírito" do conteúdo da Unidade III.

A unidade é bem interessante uam vez que nos relembra os conceitos da prática educativa em saúde, dos modelos educacionais e da abordagem de métodos para se fazer uma educação em saúde alicerçada no modelo de educação libertadora e criativa. Já fiz toda a unidade, leitura leve e agradável, já redigi meus destaques de conteúdo,(ainda não postados no moodle) e, no aguardo do fórum de atividades. Fiquei particulamente feliz em relação ao meu trabalho e ao CAPS i ao refletir quais as minhas práticas educacionais e das demais colegas pois, para a quase toalidade dos trabalhadores, o modelo utilizado no seu trabalho diário é problematizador, e claro, há quem ainda esteja trabalhando com uma educação convencional ou progressista e, refletindo sobre isso também, posso dizer que levo em conta o contexto de vida e de formação destes profissionais...o desafio para essa mudança está dado há bastante tempo e, sabemos que muitas vezes, tal como acontece com nossos usuários demanda mais tempo para que aquele sujeito se dê conta de que a sua prática convencional não tem os mesmos resultados do que dos colegas que trabalham com uma pedagogia problematizadora...nem os mesmos vínculos, nem os mesmos afetos...

 

 

 

 
Imagem de Paulo Cesar da Silva (201206576)
Re: Ninguém educa ninguém. Todos se educam mediatizados pelo mundo
por Paulo Cesar da Silva (201206576) - quarta, 30 Jan 2013, 19:04
 

Muito interessante este módulo, como estamos iniciando o ano, com novos governantes, as expectativas estão presentes e mudanças são esperadas e necessárias. Todas estas leituras me estimularam a propor alguma oficina com este conteúdo lá caps lapa. Você tem razão, os textos são bem agradáveis. Um abraço.

Imagem de Fernanda Cristina da Silva Oliveira (201207380)
Re: Ninguém educa ninguém. Todos se educam mediatizados pelo mundo
 

Ressalvo a parte em que tocas no assunto do tempo, na questão de educação não se pode ser rígido na expectativa de alcance de resultados positivos em tempo curto. pois cada ser é um ser e cada um tem sua vivência de mundo e com isso se relaciona e manifesta de determinada forma.

Fernanda