Esse modulo e muito bom. Incrível como a educação em saúde está em todas as nossas ações, fiquei refletindo sobre meu trabalha junto as mães na puericultura nao podemos utilizar a educação convencional pois estas se sentem intimidadas e não retornam mais as consultas. Também não podemos utilizar a educação progressiva pois não adianta prescrever um leite de fórmula porque é melhor que o integral porém sem considerar o contexto sócio-econômico da família. Nos restando portando a educação libertadora pois com a participação da família poderemos transformar a realidade. Adorei esse material de estudo
Bate Papo
Experincia no dia a dia
Katharina,também gostei muito deste módulo. Principalmente, porque nos leva a refletir a nossa prática educativa e ver o quanto é essencial o compartilhamento de saberes para que haja uma melhor interação entre enfermeiros e usuários.Concordo que a educação libertadora tornará todos os envolvidos ativos,participativos e corresponsáveis pela transformação da realidade local
Boa noite Katharina!
Esse módulo é fantastico, gosto muito da parte da educação em saúde na nossa profissão pois estamos a cada dia trocando experiências e com isso enriquecendo os nossos conhecimentos para usar na nossa comunidade. A parte da educação libertadora é onde devemos focar pois vamos lidar diretamente com a situação de cada família que existe na nossa area, transformando essa realidade em que todos estamos inseridos.
O bom de sua colocação é que me fez refletir sobre o fato que não devemos pensar somente na educação para melhoria do ser que recebe a educação , mas também o cuidador participa deste processo de educação. assim temos educador - educando ( cuidado e cuidador ).
Foi bom este tema, pela reflexão que me mermitiu.
Fernanda
Este tema é ótimo, me fez repensar minhas práticas, pois infelizmente ainda existem profissionais que se utilizam muito da prática educativa convencional, não sei se por ter sido a prática utilizada por muito tempo nas escolas e até faculdades, fazendo parte da formação de muitos. Noto que as vezes tenho esta mesma tendência, com alguns usuários.
Fico pensando que quando eu estava na faculdade, em nenhum momento abrimos um espaço para discutimos a educação em saúde dessa forma, ou seja, compartilhando os saberes e discutindo sobre a vontade ou os anseios do público ao qual iriamos trabalhar. Vejo que os modos de ensinar e aprender tem evoluído de tal forma que precisamos repensar nossas práticas, pois aqui ou acolá nos deparamos com uma metodologia ultrapassada ao cuidar de um paciente, seja ele hospitalar ou não. Sou mediadora de cursos técnicos de saúde e trabalho com a metodologia da problematização e acho maravilhosa esta forma de ensino e aprendizagem.
Concordo com todos, o tema é super importante e interessante.
Como precisamos nos moldar ao contexto das pessoas para que essas entendam o que realmente queremos passar sem que as mesmas se sintam ameaçadas ou até mesmo constrangidas e como é gratificante observar que colocam em pratica os nossos "ensinamentos".
Realmente Katahrina, nós enquanto profissionais de saúde temos que começar a compreender que a população também pode contrubuir de maneira efetiva em seu próprio cuidado de saúde. As antigas ações verticais no qual ditávamos as regras não atingem a necessidade da população. Você mesma afirmou, os usuários acabam abandonando o acompanhamento por perceber que não estão sendo valorizadas. A profissão de Enfermagem sem dúvida não existiria sem a educação! Bom dia!
Realmente esse módulo nós faz repensamos como anda e a qualidade de nossas praticas educativas em nosso ambiente de trabalho, e chegamos a conclusão o qualto estamos falhos na nossas atividades,póis estava faltando capacitações e reflexos a cerca de tais posturas, mais vamos plantar a semente da mudança e com isso fazemos uma saúde mais participativa,onde a comunidade terá seu papel de destaque nesse contexto.
Karine, se você for analisar os nossos atendimentos, nós chegaremos a conclusão que os enfermeiros que são comprometidos com sua profissão já atendem na UBS dentro da metodologia libertadora, sem saber os métodos corretos, mas a dedicação nata que nos move faz com que assim procedamos. Portanto ao estudar o módulo III, senti uma necessidade grande de cada vez mais trazer o usuário a partcipar mais ativamente em nossas UBS.
Verdade Karine!Esse módulo além da apredizagem significativa,serviu para nós Enfermeiros refletirmos um pouco sobre nossas práticas educativas.Se essas práticas estão sendo efetivas e se estamos levando em consideração a realidade do usuário.Com certeza, vamos plantar a semente da mudança para aprimorar essas práticas educativas com o usuário mais ativo e participativo.Muito bom o material!!
Isso colega é muito importante a participação da comunidade no processo educar. Conseguimos muitos resultados positivos quando a comunidade traça a melhor forma de mudança. Bjos
Esse módulo nos ajuda a refletir sobre a necessidade dos profissionais de saúde conhecerem sobre os métodos e técnicas pedagógicas, não só para atuarem na academia, mas principalmente na prática cotidiana de trabalho. Vemos como a Enfermagem se empenha em desenvolver ações educativas com seus usuários e com sua equipe, mas como seria mais fácil programar essas atividades e obter um melhor retorno, se dispusermos de práticas libertadoras, que promovam a interação e a participação do grupo em formação, e que levem em consideração a troca de saberes, e não a transmissão. Fico feliz que a maioria dos colegas concordem com isso, e reavaliem suas práticas educativas a partir dos conhecimentos da unidade, de forma a contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do cuidado em Enfermagem, do qual a educação é um dos pilares mais importantes e presentes.
Penso da mesma maneira que você Germana, pois esse módulo foi muito importante para refletirmos sobre a importância da educação em saúde na nossa profissão e também como estamos trabalhando sem planejamento no que diz respeito as metodologias de educação em saúde e que esse assunto deve ser trabalhado por todos os integrantes das equipes de saúde para que possamos oferecer um atendimento de melhor qualidade baseado na realidade rm que estamos atuando e com a participação de todos os atores envolvidos no processo.
Também gostei muito deste módulo, refleti sobre as ações realizadas no dia a dia, e no desafio que será aplicar a pedagogia libertadora em um serviço de emergencia, pois aqui não estamos envolvidos com a realidade de todos os pacientes atendidos,e ainda assim devemos praticar educação em saúde durante os poucos momentos que compartilhamos informações com os usuários.
É com a participação da Familia, principalmente na atenção básica é de suma importancia. Adequar o cuidado a realidade das, familias, comunidade. Isso também é um cuidado holistico...