Processo educativo em saúde,tema muito bom nesse módulo III,baseia-se no sucesso da educação em saúde em busca de melhores resultados,é o agrupamento das ações de uma equipe multiprofissional,favorece o desenvolvimento de ações educativas eo crescimento pessoal.
Bate Papo
Processo educativo
Concordo com Você Suelen,muito bom mesmo o tema do módulo III.......será uma alegri, estudar,discutir,observar as opinioes dos colegas sobre Educação em Saúde......vamos que vamos ao terceiro módulo!!!
Alexsandra, o processo educativo dentro da atenção básica é de fundamental importancia, para implementação das trocas de informações entre os profissionais e a clientela. As discussões favorecem esclarecimentos das patologias existentes na comunidade, dando oportunidade de maior resolutividade aos agravos, como tb favorece a participação da comunidade, enfim é uma ferramenta extraordinária na melhoria da qualidade de vida da´população.
acho que o mais importante da educação em saúde é permitir a reflexão do nosso processo de trabalho!!! como vemos nosso papel na execução dos principios e diretrizes do sistema unico de saúde
concordo em tudo com patricia quando coloca que " o mais importante da educação em saúde é permitir a reflexão do nosso processo de trabalho'. Faço delas as minhas palavras também.
Fernanda
E ainda, Fernanda, quando refletimos e provocamos mudanças necessárias em nosso processo de trabalho, estamos educando com nosso exemplo. Como algumas colegas postaram que há pessoas que chegam no trabalho e acham que sabem tudo e não precisam saber mais nada, é uma pena, pois o nosso trabalho de educar é tão amplo e sempre há coisas novas para aprender e aplicar em nosso trabalho. SUCESSO!
Concordo com você Maria Marta, o processo na construção do conhcimento e contínuo emplo...E e nesse processo e na vivênci diária que adquirimos a experiência e a prática.Nunca paramos de aprender...Nunca paramos de ensinar...É nesse roda viva que se constroi o caminho para o conhecimento alicerçado na troca de esperiências.
A reflexão do nosso processo de trabalho enquando profissionais enfermeiros da ESF se faz necessário nesse momento, visto que, o pouco envolvimento do profissional médico, o excesso de atribuiões para nós enfermeiros,associado ao aumento da demanda muitas vezes nos impossibilitar de realizar ações educativas coletivas e fora da unidade de saúde.
Precisamos rever essas questões e avaliar o nosso foco que é a prevenção!!!
Bom dia a todos!
Concordo plenamente! Esse Módulo III é interessantíssimo! Ainda mais que tem como bases de estudo de alguns textos a metodologia problematizadora de Paulo Freire: trazer para as discussões em grupo (profissionais e população) as experiencias vivenciadas no cotidiano de cada um para a construção de conhecimento, fazendo com que os sujeitos (população) sejam participantes ativos e críticos, tomando suas decisões quando as melhorias na qualidade de vida e de saúde!
Inclusive, na minha formação academica (Graduação) e na Pós-Graduação, sempre li e utilizei Paulo Freire nas referências Bibliográficas e sempre tento trabalhar desta forma: ouvindo a comunidade e mostrando pra ela as várias "facetas" do processo de Educação em Saúde! A interação e participação é muito boa e expressiva!
AbraSUS!
Com certeza, Suelen, o processo de educação em saúde contribui para o fortalecimento das ações e serviços de saúde ofertados à comunidade, oportunizando melhores resultados através da atuação de equipe multidisciplinar que promovem a reflexão crítica dos envolvidos, criando espaços para o crescimento pessoal e mudanças comportamentais.
O Processo educativo é um tema muito importante para nos aprofundar, pois atraves dela podemos desempenhar melhor a nossa função, juntamente com a equipe multiprofissional, enriquecendo mais as ações de enfermagem e nos levando a colocar em prática as ações educativas com mais qualidade.
Caras(o) colegas de curso, bom dia!!!!!
Que bom poder dizer BOM DIA pra vcs, depois de tantos dias ausentes(recesso) cm também tantas tragédias em nosso Brasil. Peçamos à DEus que Ele nos fortaleça cada vez mais para que possamos chegar ao final desse curso em paz!!!
Falar de Processo Educativo em Saúde é enfatizar a nossa profissão "ENFERMAGEM" como uma das que mais se destacam na linha do cuidar/educar. Nesse contexto o desenvolvimento de habilidades e competencias vão além de uma sala de aula, estão inseridas na nossa própria prática diária, seja na Unidade Hospitalr, seja na UBS ou em áreas afins. Discutir educação em saúde deve ser um processo contínuo, diário e não devemos das nossas parcerias a vistas para melhorar a qualidade de ensino/aprendizado de nossa comunidade.
Cláudia Fernandes
O processo educativo na saúde é muito amplo, concordo que qualquer ação de saúde pode ser um ato educativo, desde a educação informal, na prática diária dos programas de controle. No SAMU SP temos o NEU, Núcleo de Educação, que torna-se uma prática formal voltada para oconhecimento e aplicabilidade do nosso protocolo em Atendimento pré Hospitalar (APH).
Oi,Suelen. Realmente está muito rico o conteúdo do módulo.Há formas de ensinar e formas que vão proporcionar a adesão do conhecimento à prática. Esta é a questão. Formas de sensibilizar, de atingir a ponto de modificar, seja a rotina de vida do indivíduo ou o processo de trabalho. Esta é uma grande questão... E este módulo nos trás questões a serem analisadas por nós. Qual a forma de passar uma informação que eu utilizo e qual seria a mais eficaz? E principalmente mudar...
Concordo com todos vocês, sobre a importância de estudar neste módulo III o processo educativo em saúde, poistudo se inicia na educação, no aprendizado e educar em saúde constitui o processo de trocas de saberes e experiências entre a população como um todo, incluindo usuários, profissionais e gestores de saúde.
Bom aprendizado a todos...
Depois de estudar o conteúdo do módulo 3, percebi que preciso resiguinificar minhas práticas educativas em saúde, pois me levou a refletir, e me sensibilizei para a mudança de atitude. Espero que todos tenham feito esta avaliação em relação às suas práticas e que todos possam realmente colocar em ação o que aprenderam, sendo verdadeiros agentes de transformação!
Abraço virtual!
Oi Camila,
Adorei sua colocação, realmente o verdadeiro significado do processo ensino-aprendizagem só surte efeito quando refletimos sobre o nossa prática, quando reconhecemos que há outra possibilidades neste processo e qué é possível adotarmos novas praticas além daquelas que constitue a nossa formação tradicional.
O processo educativo é importante articulador na saúde, um dos principais elementos para a promoção à saúde. Mesmo no SAMU onde temos um contato muito breve com o usuário e em situações adversas, ainda há educação informal com orientações, como a impórtância do acompanhamento médico regular e uso adequado das medicações evitando complicações de doenças crônicas. Utilizamos ainda educação formal com pedagogia crítica e método progressista ou libertador onde os Enfºs-educadores tem como clientela os nossos socorristas com experiências diversas, níveis de escolaridade do ensino fundamental(condutor) , ao graduado com doutorado onde sua sensibilidade e conhecimento da pedagogia crítica fazem diferença na transformação de hábitos para correção de vícios de atendimento.
Olá célia, concordo com você, de fato temos um contato breve com o usuário e acompanhante, então aproveitemos este momento para fazer o nosso melhor com vista a amenizar seu sofrimento, valendo-nos da educação informal, conseguimos que ele nós entenda e colabore. Lembrando que este momento educativo é inerente ao procedimento técnico.
Concordo. Muito bom este tema abordado no módulo III, até para nos guiar no desenvolvimento da educação em saúde em nosso ambiente de trabalho. Estimular a busca dos profissionais a elaborar estrégias para desenvolver atividades educativas com os profissionais e com os usuários.
Colegas até mesmo quando estamos calados ao lado de uma situação, junto ao usuário, participando com ele, estamos educando. O silêncio, o toque corporal e o olhar.... muitas vezes nos transmitem muito mais do que imaginamos. Pense nisso, nossa linguagem corporal conta e nos ajuda nestas situações. abraços colegas, ótimo modulo, estou amando!
Concordo com você as vezes um simples olhar faz a diferença e muda muito a forma de um profissional para outro. quando você parcebe algo erado e da um olhar diferente o outro ja persebe que esta acontecendo algo erado isso faz com que ele mudo o prosedimento.
Oi, Roseli, Você lembrou-me da célebre frase "um gesto vale mais de mil palavras", tanto positiva ou negativamente passamos um mensagem, não raro a educação recebida no lar começa com exemplos e gestos. Hoje com este curso tento ter cautela, pois grande parte de minha educação baseiava-se na educação convencional e/ou progressista, então tendemos a reproduzir modelos apreendidos, principalmente na infância.
oi Alexandra temos sempre que inovar pois a enfermagem é considerada como linha de frente, que assume tudo e faz acontecer, é bom lembrarmos mesmo de nossa educação que vem de casa e damos continuidade em nosso lar educando nossos filhos, hoje isso é diferente pois passamos o maior tempo fora no trabalho onde é nosso segundo ambiente.
Oi Elene, gostei de seu posicionamento, é bastante abrangente, pois o "corpo fala". Veja, é muito comum em nossa prática usarmos esta linguagem corporal no centro cirurgico e cotidianamente em nossos relacionamentos afetivos e como sobrevivência para os surdos e mudos, mas como toda forma de expressão, temos de ter uma certa "etiqueta", pois corremos o risco de não nos fazermos entender e comprometer nosso objetivo quando colocamos em prática uma ação educativa e pior podemos ser mal interpretados dependendo da mensagem.
Muito importante repensar suas ações no processo de trabalho.Esse módulo vai contribuir muito para um bom desenvolvimento tanto profissional como pessoal não tenho dúvida.
temos que ir alem de repensar é colocar em pratica nossas ações para contribuir no melhoramento de nosso serviço, também acho que esse metodo cada um colocar suas ações no trabalho vai contribuir para nos vermos onde estamos falhos.
Concordo com todo grupo este módulo III, foi uma grandeza para nosso cotidiano,pois usamos todos os dias a linguagem corporal e tantas outras.
Assim como,a problematização de Paulo Freire,que não com a comunidade podemos realizar um bom trabalho,mas em outras situações.
Como falei a princípio trabalho na Escola de Saúde Pública de Pernambuco e estava dando aula no curso técnico de enfermagem. E a escola trabalha com a problematização que trabalha nas capacitações pedagógicas,onde trabalhamos textos: Educação Convencional,Progressista,Libertadora/criativa. Tudo isso chamou muito minha atenção quando estava lendo o material muito rico.
E as sete teses da educação muito importante ter esse conhecimento para nossa prática de trabalho.