Bate Papo

Profissionais compromissados

 
 
Imagem de Sarajane Rodrigues de Melo (201205916)
Profissionais compromissados
por Sarajane Rodrigues de Melo (201205916) - domingo, 17 Fev 2013, 00:56
 

Nós, enfermeiros, somos educadores natos, a educação faz parte do nosso cotidiano, muitos diferem na sua aplicação, mas o importante é que estamos cada vez mais buscando conhecimento e, devido à crescente acumulação de conhecimentos e, como conseqüência, a necessidade de atualização constante do profissional de saúde, torna-se indispensável um processo de formação contínua que vise não somente à aquisição de habilidades técnicas, mas também ao desenvolvimento de suas potencialidades no mundo do trabalho e no seu meio social e que as  práticas de Educação e Saúde numa proposta de construção compartilhada devem ser orientadas pela busca da interdisciplinaridade, da autonomia e da cidadania.

 

 
Imagem de Geanne Maria Costa Torres (201207093)
Re: Profissionais compromissados
por Geanne Maria Costa Torres (201207093) - domingo, 17 Fev 2013, 09:12
 

A necessidade de qualificação deve ser uma constante na nossa profissão, pois o aperfeiçoamento e a aquisição de novos conhecimentos fortalecem a nossa práxis, diminuem as discrepâncias no mercado de trabalho e potencializam o nosso “saber” e “fazer” em saúde.

Imagem de Bruna Melo Amador (201206104)
Re: Profissionais compromissados
por Bruna Melo Amador (201206104) - domingo, 17 Fev 2013, 12:12
 

Concordo com vc! um exemplo do reflexo do enfermeiro como educador, é a presença de técnicos de enfermagem competentes. Na maioria das vezes, o enfermeiro é educador nos cursos técnicos. Aí reflitam comigo. quando aparece casos de erro pela equipe de enfermagem nos noticiários, eu como enfermeira, formadora desses profissionais, paro para refletir como está minha forma de educar,como está a forma de educar de meus colegas nessas escolas. A responsabilidade de formar profissionais e cidadãos na prática de enfermagem, cabe justo nessas práticas de ensino que estamos estudando.

Imagem de Rosineide Renovato Freire (201206152)
Re: Profissionais compromissados
por Rosineide Renovato Freire (201206152) - segunda, 18 Fev 2013, 21:42
 

Em se tratando de compromisso,todos nós  profissionais de enfermagem  esperamos que durante e ao final desta vivência, alcancemos nossas expectativas quanto ao nosso próprio desempenho em relação aos nossos conhecimentos  futuro, no que se refere as prática educativas em saúde .

Imagem de Maria Ivone Ramos Vilas Boas (201206683)
Re: Profissionais compromissados
por Maria Ivone Ramos Vilas Boas (201206683) - segunda, 18 Fev 2013, 22:13
 
Profissionais compromissados, atualmente estou muito preocupada com a formaçao dos profissionais de enfermagem, visto que muitas escolas nāo estāo muito preocupadas comm a qualidade dos novos profissionais e sim com a quantidade de alunos. Porem vale salientar que existem formaçao de bons profisionais. Seria importante uma avaliaçao destas escolas pelo MEC.
Imagem de Celia Satiko Nemoto Caetano (201206555)
Re: Profissionais compromissados
por Celia Satiko Nemoto Caetano (201206555) - segunda, 18 Fev 2013, 23:27
 
Oi Maria Ivone, agora vc tocou em um ponto que muito tem me preocupado , a qualidade da formação dos Enfermeiros.Muitos tem formação superficial e muitos colegas acabam supervisionando estágios sem um mínimo de preparo e muitos sem experiência a não ser a acadêmica . Acompanhando os estagiários e seus supervisores , uma vez que o Enfermeiro da Unidade é também responsável pelo que aluno e seu supervisor fazem, tenho me preocupado cada vez mais. Cconcordo com você, e o COREN também além do MEC , São muitas escolas para fiscalizar ao mesmo tempo mas a situação está cada vez mais crítica.
Imagem de Celia Satiko Nemoto Caetano (201206555)
Re: Profissionais compromissados
por Celia Satiko Nemoto Caetano (201206555) - segunda, 18 Fev 2013, 23:27
 
Oi Maria Ivone, agora vc tocou em um ponto que muito tem me preocupado , a qualidade da formação dos Enfermeiros.Muitos tem formação superficial e muitos colegas acabam supervisionando estágios sem um mínimo de preparo e muitos sem experiência a não ser a acadêmica . Acompanhando os estagiários e seus supervisores , uma vez que o Enfermeiro da Unidade é também responsável pelo que aluno e seu supervisor fazem, tenho me preocupado cada vez mais. Cconcordo com você, e o COREN também além do MEC , São muitas escolas para fiscalizar ao mesmo tempo mas a situação está cada vez mais crítica.
Imagem de Ana Lucia Batista Sampaio (201206102)
Re: Profissionais compromissados
por Ana Lucia Batista Sampaio (201206102) - terça, 19 Fev 2013, 02:08
 

A integralidade do cuidado também exige que osprofissionais se articulem, seja no plano das diferentes unidades de saúde que compõem a rede,seja entre os diferentes serviços que compõem um hospital.Este é um dos grandes desafios a serem superados no cotidiano do funcionamento do SUS.

Imagem de Aliane Erika Vieira de Oliveira Brêda (201207211)
Re: Profissionais compromissados
 

Concordo com você Sarajane, faz parte do cotidiano do profissional enfermeiro ser educador, porém gostaria de acrescentar que além de conhecer, aprimorar, precisamos aplicar na nossa prática, pois percebo na minha realidade cursos, treinamentos, e na prática as coisas não acontecem, a realidade do serviço não é modificada, logo precisamos buscar estratégias de transformação, claro que infelizmente esta transformação não depende de um, mas as coisas precisam acontecer de fato. O serviço público tem que mudar, e vejo dois caminhos:

1- CONHECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DO SERVIDOR

2 - VALORIZAÇÃO POR PARTE DOS GESTORES DO SERVIDOR, INCLUSIVE SALARIAL.

Atualmente preocupo-me com toda a enfermagem, ERROS graves na mídia  O TEMPO TODO! É preciso que haja um FREIO nas ESCOLAS formadoras, para que fique no mercado as que tenham condições de formar com QUALIDADE. É preciso também um piso salarial dígno, para evitar que tenhamos 3 empregos e consequentemente uma sobrecarga de trabalho desumana.

Bem, a educação deve acontecer paralelamente a outras mudanças essenciais a transformação real. Afinal não adianta apenas conhecer, sem condições de aplicar o conhecimento. Lembro-me que fiz um curso ótimo de PICC, pelo hospital que trabalho, no entanto até hoje não dispomos do cateter para implantarmos na prática. è apenas um exemplo.

Apenas para refletirmos! O que o serviço vai oferecer de conhecimento é viável para implantar? Este conhecimento fará diferença? As vezes acho que as coisas são feitas sem ligação. Conveniência? para quem? É preciso pensar!

Um abraço,

Aliane Erika

cris
Re: Profissionais compromissados
por Cristina Silva de Matos (201206421) - terça, 19 Fev 2013, 11:50
 

Ainda não tinha pensado em educação em saúde de forma sistematizada. Faço educação em saúde todos os dias. Gostei muito do conteúdo. Vou repensar na forma de educar e praticar mais.