Ao longo da leitura identifico o quanto estamos influenciados pelo modelo biomedico, centrado na figura médica e totalmente curativa. Quando pensamos num âmbito socio cultural esbarramos com o proprio usuário que não concebe ainda a equipe multidisciplinar num modelo preventivo, mas sim curativo e imediatista.
FÓRUM DE BATE-PAPO
modelos
Sim. Se não for realizado nenhum procedimento e não for receitado nenhum remédio, você pode conversar, orientar, ficar com seu paciente mais de 30 min dentro do consultório. Ele sairá dizendo que "não foi feito nada". Sem contar as vezes que não estamos no Posto de Saúde por estar fazendo alguma atividade educativa, ou visita domiciliar, ou mesmo quando fechamos para reunião, o paciente torce o nariz e acha que "funcionário público não faz nada mesmo".
Lembrando também que a cura por remédios parece mais simples que uma mudança de hábitos...
É uma longa caminhada pela frente!!
Exatamente isso. O usuário tem essa visão curativa ainda, mas acho que ja tivemos avanços. Quando iniciei em ESF no ano de 2006 essa questão era mais forte. O processo realmente é lento. Nossa luta tem que ser diária. Orientações e orientações sobre a Estratégia de Saúde da Família e sobre promoção da saúde e qualidade de vida :)