FÓRUM DE BATE-PAPO

Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)

 
 
Imagem de Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151)
Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151) - quarta, 19 Set 2012, 08:20
 

Trabalhei durante 2 anos (entre 95 e 96) na região amazônica, mais especifiamente no estado de Roraima. Eramos médicos, dentistas, farmaceuticos, servindo o exército. No meu caso, saí direto da UFPR para lá. Certo dia estavamos no meio do mato (literalmente) e conversando quando um Médico formado em Ribeirão Preto (interior de SP) desabafou:

Que que nós estamos fazendo aqui. A gente não consegue fazer nada não tem um tomógrafo, não tem um laboratório tec.

Questionamos-o imediatamente que ALÍ sim ELE era necessário pois era um local em que o "Indivíduo" era muito mais importante que toda a tecnologia que ele pudesse ter auxiliando. (estava ele preparado para isso?)

Isso ignora a tecnologia? Não, isso valoriza o indivíduo, valoriza o preparo amplo, desde o desauxiliado de tecnologia até o altamente tecnológico. Não podemos descartar nenhum dos dois extremos. PRECISAMOS de ambos.

Inclusive como vivíamos em municípios de 800, 1000 indivíduos e também entre populações indígenas em aldeias, nos deu uma visão da relação sociedade/doença/Cultura.

Na imagem abaixo, na seta a Unidade Mista Hospital Ruth Quitéria em Normandia RR, junto a cidade (toda!!) e à esquerda em pé, eu!

Hospital unidade mista Ruth quitéria

 
Imagem de Manoela de Leon Nobrega Reses
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Manoela de Leon Nobrega Reses - quarta, 19 Set 2012, 08:28
 

Ahh, que legal !!!!!!!!!

Adorei o depoimento!!!

Pessoal, vamos lá, vamos compartilha experiências!!!

Abraços 

Manoela - Tutora EaD

Beatriz na terra natal....Lages
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Beatriz Pereira Kuster (201204861) - quarta, 19 Set 2012, 12:40
 

Parabéns Marlo pelo depoimento, certamente experiencias como a sua nos fazem refletir o quanto damos valor demasiado as coisas e muitas vezes esquecemos do real foco do nosso trabalho ..O SER HUMANO, a vida!! Corroboro contigo na afirmação de que tecnologias sâo necessárias, porém há um equilibrio entre elas, e como escreve Merhy em suas várias publicações, o trabalho em saúde é orientado por tecnologias duras, leve-duras e leves, todas são indispensáveis mas precisam ser guiadas pelas tecnologias leves, aquelas das relações.

Alexandre
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Alexandre Julio Netto (201205267) - quinta, 20 Set 2012, 16:33
 

Muito boa a sua iniciativa em ir atuar em área tão distante e com tantas dificuldades, que bom que já sabia q lá teria que atuar sem todo o aparato tecnológico, e por isso tenho certeza que hoje sua anamnese, exame físico e principalmente a capacidade de empatia com os pacientes é acima da média, e penso que é exatamente isso que mais precisamos no ESF e na atenção básica hoje, pois acredito que muito da enorme demanda por serviços secundarios e terciarios e mesmo a superlotação em hospitais e outros serviços mais especializados (incluindo consultas com especialistas) se deve em parte à incapacidade de resolução de problemas que poderíamos muito bem administrar sem precisar recorrer a tantos exames.

Abraço !

Imagem de Debora Maria Gesser (201205280)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Debora Maria Gesser (201205280) - sexta, 21 Set 2012, 14:50
 

Muito legal essa experiência...

Muitas vezes o que falta mesmo, não é um recurso tecnológico e sim uma boa escuta!

Imagem de Priscilla Vianna de Souza (201204869)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Priscilla Vianna de Souza (201204869) - sexta, 21 Set 2012, 20:30
 

Olá Marlo...

Muito bacana você nos contar parte de sua história... Mas realmente é um dilema interessante... Pois antigamente o fato de não "existir" tecnologia o profissional pensava mais, buscava mais o saber. Hoje, a tecno acabou deixando muitos colegas "preguiçosos". Hoje tratamento é tentativa e erro, justamente pela falta do saber, que existia há tempos atrás....Realmente "nem tudo é o que parece ser"...

Mas, enfim, meus parabéns pelo ato!

Abraço!

Imagem de Luciane da Costa (201205328)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Luciane da Costa (201205328) - segunda, 1 Out 2012, 22:20
 

Oi! concordo contigo, quando eu tinha uns 10 anos fiz queimadura de 2º grau em toda minha perna direita  enquanto ajudava meu tio a fazer macarrão. Quem me cuidou foi minha avó, adivinha com quê... banha de porco, ela preparou uma vasilha onde fez camadas com tecido  e a banha, após  ferveu e por dias fez cuidadosamente meus curativo até a cura. Hoje nem sinal de cicatriz, só as lembranças do zelo que minha avó teve comigo.

Se isso acontecesse hoje, certamente correríamos ao posto de saúde mais perto de casa a procura de um médico...

Imagem de Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151) - terça, 2 Out 2012, 00:14
 

Existe muita sabedoria esquecida nas "vós" e "mães" e que poderia muito bem ser utilizada mas também tem cada loucura....Lembro que lá onde trabalhei, um soldado se machucou com um facão...fez um corte bem profundo e alguém disse que deveria usar pó de café. Quando o médico chegou, já tava tudo meio infeccionado. Teve de lavar tudo , medicar etc. Outros tinham dor de dente e colocavam bituca de cigarro no dente ou óleo de fluido de freio (quem que falou isso para eles gente?). Obviamente isso não funcionava mas, como disse antes, tem muita sabedoria perdida por aí. Nesse ponto que digo que apesar do modelo biomédico estar bem esgotado, cairmos no empirismo, também não vai solucionar muita coisa pois temos ótimas soluções a baixo custo e ao nosso fácil alcance mas tem bastantes "tratamentos" que é incrível de que existam de tão absurdas. Algum tempo atrás eu estava fazendo uma lista de Fitoterápicos que tinhamos de fácil acesso aqui em joinville para "patologias" mais comuns na odontologia. Pesquisei algo na literatura e perguntei algo para os pacientes mesmo, que até traziam os vegetais e ensinavam como fazer a medicação etc. Mas depois "a vida" me fez deixar de lado este projeto. Como poderíamos filtra o que funciona do que não funciona? obrigado pelo seu comentário.

Imagem de João Aldo Kaminski (201204850)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por João Aldo Kaminski (201204850) - sábado, 22 Set 2012, 00:56
 

Grande Marlo!!

Xiru! Concordo plenamente, não podemos nos deter apenas a um dos extremos, temos que ter capacidade e visão para saber usar a tecnologia que temos a disposição, para benefício de quem necessita, seja ela moderna ou não, devemos pensar sempre no melhor resultado, tendo sempre em mente fazer o melhor possivel para ajudar a quem necessita.

Parabéns pela experiência!

Um quebra costela campero e bem cinchado XIRU!!

Imagem de Maristela Freitas Mundim (201205333)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Maristela Freitas Mundim (201205333) - domingo, 23 Set 2012, 12:24
 

Olá Marlo,

acredito que a teoria nos direciona porém a prática nos possibilita enxergar o quanto temos que nos adequar à realidade de determinada comunidade. O recurso neste caso é o profissional e o desenvolvimento de suas habilidades dentro de um ambiente limitado. Valeu pelo interessante depoimento!

 

eu sou a de rosa...minha irmã mais nova e minha sobrinha amada.
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Daniela Costamilan (201204853) - domingo, 23 Set 2012, 18:24
 

Olá pessoal,

quero compartilhar com vocês, pois esta semana me deparei com um médico do modelo biomédico, onde não acredita e diz que a ESF não funciona, que o paciente não muda com a promoção em saúde e o que funciona é o atendimento médico, pois o paciente quer medicação e exames. Tentei convencê-lo do contrário, que a equipe muiltiprofissional presente pode mudar as condições de saúde do indivíduo, mas foi em vão. Eu particularmente acredito em promoção em saúde, pois já trabalhei com atendimento domiciliar e acretido que a longo prazo conseguimos mudar a realidade de saúde de uma comunidade. 

Imagem de Helena Bussolo Cardoso (201204864)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Helena Bussolo Cardoso (201204864) - domingo, 23 Set 2012, 20:03
 

Boa noite colegas!

Primeiro gostaria de mencionar que achei super interessante o depoimento do nosso colega Marlo! Uma experiência profissional que com certeza deve ter acrescentado muito na sua vivência pessoal também... um belo expemplo!

 

Depois gostaria de dividir com vocês meu caso no serviço público. Trabalho numa ESF em um município de 7000 habitantes, além disso minha Unidade fica no bairro mais afastado do "centro" da cidade. Posso dizer que lá temos a felicidade de trabalhar multidisciplinarmente, podendo contar com todos os profissionais que lá trabalham de maneira bastante cooperativa. 

Confesso que vejo na população, que por sinal é muito carente, um pensamento ainda bastante voltado para o modelo biomédico. Porém, somos sempre lembrados e incentivados pelo governo municipal a trabalharmos interdisciplinarmente para mudar o conceito da população e fazê-los enxergar os benefícios desta nova forma de trabalho. Acho que estamos no caminho certo, mas a trajetória ainda é longa.

Abraços, Helena.

Imagem de Fernanda Carine Blaffert Schäfer (201207580)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Fernanda Carine Blaffert Schäfer (201207580) - sexta, 16 Nov 2012, 13:08
 

Helena Bussolo Cardoso, confesso que senti uma ponta de inveja do seu trabalho.Hehehehe!!Sou odontóloga e aqui onde trabalho, é uma luta contra os getores quando a gente quer trabalhar usando os princípios da ESF. Já vi muita gente que começou o trabalho com as melhores intenções possíveis e foram se desanimando devido a tantos obstáculos. Prometi que nunca iria desanimar e que iria lutar para não me transformar em uma profissional medíocre...Deparei-me com algumas situações ( e riscos de minha própria saúde também) e tive que recuar por algum tempo...Por tentar mudar a idéia da população(acostumada com as famosas "fichas"), e dos gestores, cheguei a um nível de stress perigoso.Voltei a um modelo de atendimento no qual não acredito devido à pressão de gestores .Acredito que agora com o PMAQ, e toda a questão de verbas, o problema tende a diminuir, quem sabe eu posso sonhar em fazer o trabalho que sempre quis na comunidade sem ter que sacrificar minha própria saúde ou vida pessoal.Abraços!!!

Wladja Nara
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Wladja Nara Sousa Pacheco de Abreu (201205265) - segunda, 24 Set 2012, 00:39
 

Trabalho em uma ESF com grande distância territorial, onde maior parte do acesso (estradas) não é pavimentado ou calçado, temos dificuldades para alcançar toda a população e desconstruir este modelo biomédico (que a maioria da população possui). Atuamos de maneira multiprofissional e incluimos o NASF nas atividades sempre que possível.

Observo que com a inclusão do NASF nas atividades em Grupo há maior aceitação por parte da comunidade nas mudanças de "Estilo de vida". A comunidade relata que "outros profissionais orientam e auxiliam da mesma maneira que a Enfermeira o Odontólogo e o Médico" e isso está mostrando mudança na vida da população. As dificuldades são muitas mas o envolvimento e as participações são maiores.

Imagem de Igor Valeriano Cancado (201204937)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Igor Valeriano Cancado (201204937) - terça, 25 Set 2012, 00:42
 

Trabalho em uma ESF tb afastada do centro da cidade e nela minha equipe  está tentando desconstruir o modelo biomédico ainda vigente na cabeça da maioria dos pacientes.No entanto, a  idéia do médico como ser resolutivista impera de forma que mudanças se tornam difíceis e a interação multidisciplinar(inclusive nas visitas domiciliares) vem ajudando a conscientizar a população adscrita ao meu território de atuação de que saúde é um "bem" que todos nós(médicos,outros profissionais da saúde e pacientes) somos responsáveis pela melhoria dia-a-dia.Alguns pacientes já entenderam a importância de hábitos de vida saudáveis e de como tais mudanças são capazes de gerar resultados positivos à saúde!

Imagem de Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151) - sexta, 28 Set 2012, 07:28
 

Poxa vida, muito gratificante ler todas as respostas dos colegas. Como Freire disse lá no modulo 1, "ninguém se educa sozinho" e já que na EaD nossas experiências fazem parte da construção do todo, está sendo muito válido compartilhar "nossas verdades" (Esse negócio de "minha verdade" eu acho muitíssimo questionável mas vá lá!) por nossos depoimentos.

Imagem de Fabiane Cibele Machado de Figueiredo (201205286)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Fabiane Cibele Machado de Figueiredo (201205286) - domingo, 30 Set 2012, 20:09
 

Legal Marlon, esse tipo de experiência ímpar deve mesmo ser conpartilhada...abraços

 

Imagem de Pamela Garcia Vogelbacher (201014472)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Pamela Garcia Vogelbacher (201014472) - segunda, 1 Out 2012, 20:32
 

Bela experiência Marlon.

Acho muito importante compartilhar esse tipo de experiencia, pois é através de exemplos que podemos comparar  a realidade em que cada um vive e convive, podendo muitas vezes servir de lição ou apoio.

Imagem de Camila Rosalen (201205168)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Camila Rosalen (201205168) - quarta, 3 Out 2012, 15:27
 

Boa tarde a todos, é gratificante ler o depoimento do Marlo e dos demais colegas, pois na minha graduação foi sempre muito enfocado a importância da desconstrução do modelo de atenção até então vigente, e perceber que a mudança já se inicia, isso é maravilhoso!! mesmo que em pequenas situações mostrando que o velho ditado "de grão em grão a galinha enche o papo" pode acontecer, e que as instituições de ensino estão conseguindo repassar de forma eficiente a seus alunos essa nova forma de entender saúde.

Imagem de Denia Domit Empinotti (201205281)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Denia Domit Empinotti (201205281) - sexta, 5 Out 2012, 07:30
 

    SOU ODONTOLOGA DESDE 1991, E DESDE ENTÃO ATUEI COM PROJETO PUBLICO E PRIVADO , E NESTAS ANDANÇAS , POSSO DIZER QUE QUANDO AMAMOS NOSSA PROFISSÃO  O APRENDIZADO É CONSTANTE E GRATIFICANTE , BASTA ESTARMOS ABERTOS À VIDA COM BOA VONTADE .

      ESTOU CONTENTE COM ESTA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO , E AO CONSTATAR OS DEPOIMENTOS DOS COLEGAS , NÃO PUDE DEIXAR DE OPINAR TAMBÉM .

       ENTÃO, MARLO, GOSTEI DE SEU DEPOIMENTO COMO TODOS QUE DEIXARAM SEU PARECER , AQUÍ TBEM DEIXO , PARABÉNS PELO SEU RELATO DE EXPERIENCIA DE VIDA E PELA FORMA EXPRESSIVA DE REVELAR .   ABÇO DENIA .

Imagem de Cristiane Ribas (201205277)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Cristiane Ribas (201205277) - sexta, 5 Out 2012, 19:50
 

olá !realmente isso é uma superação, pois mesmo com pouca tecnologia já nos sentimos meio perdidos, imagina vcs ai "no meio do mato" hei...parabéns é muita superação...

Imagem de Gladys Leonore Soberón (201205289)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Gladys Leonore Soberón (201205289) - sábado, 6 Out 2012, 12:54
 

Ao mesmo tempo que você enriqueceu e fortaleceu seus conhecimentos, ajudou para o bem estar  e uma melhorou a qualidade de vida desta comunidade. Poucos se aventuram a uma experiência com esta.

 

Dani Lunardi*
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Daniela Lunardi Leite (201205252) - sábado, 6 Out 2012, 13:13
 
Eu acredito que levar profissionais de saúde recém-formados para as regiões mais isoladas e carentes do País é uma maneira de ver a realidade do nosso Brasil e adquirir experiências, e assim valorizar o trabalho desde Profissional, seja ele com tecnologia ou sem, se podermos dispor de apenas nosso conhecimento já estaremos ajudando, e sei e nao apenas o profissional ver essa realidade, mas como as pessoas o qual necessitam vao valorizar e continuar a necessitar dessas pessoas que se dispõe a ajudar, Eis um grande trabalho, eis uma grande oportunidade de crescer...
Imagem de Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Marlo Vinicios Duarte Lemos (201205151) - sábado, 6 Out 2012, 18:13
 

Sabe Daniela Lunardi. As vezes não ter opção ou ter poucas opções é bom. Quando terminei a Faculdade, sem um "tostão" no bolso, sem emprego, sem pais para financiar um primeiro consultório o Exército foi minha melhor proposta de emprego. Hoje, para quem me pergunta digo....VÁ!!! Vá e aproveite o máximo pois esta experiência é incomparável para a vida pessoal e profissional. Não me arrependo de nada que passamos lá. Nem das coisas que deram errado. Obrigado pelo comentário e poste suas experiências também!. Tchau!

Imagem de Graziele Castro de Freitas (201205291)
Re: Saúde e Sociedade (Uma experiência pessoal)
por Graziele Castro de Freitas (201205291) - quarta, 17 Out 2012, 07:45
 

Trabalho há oito anos em saúde pública e já atuei nas mais diversas realizades sociais e tenho fé e  acredito que no geral apesar de caminharmos com passos de tartaruga, estamos sim no caminho de aprendizado e melhorias no serviço prestado, e o melhor deste curso é nos permitir trocas de experiencias e conhecimento sobre a realidade de outros profissionais!! Obrigada!!!