Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 6: Ética, Bioética e Biopolítica – Conceitos Implicados na Assistência à Saúde

Bioética e Ética
Bioética e Biopolítica
Bioética de Proteção
Bioética de Intervenção

Bioética de Proteção

Falar da Bioética de Intervenção implica resgatar o que já foi discutido anteriormente acerca da homologação na 33ª Conferência Geral da UNESCO da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos. Resgatada a informação, informamos que a agenda bioética internacional politizou-se definitivamente.

Os encontros e discussões de bioética têm deixado clara a insatisfação com a epistemologia até então seguida pela disciplina que se restringia a problemas e conflitos individuais em vez de propor soluções e intervir nas questões socioeconômicas e sanitárias coletivas, persistentes na maioria dos países periféricos.

Dessa forma, tornou-se evidente a necessidade de incorporar, no campo de reflexão e atuação da bioética, temas sociopolíticos da atualidade. Confira na animação quais são eles.

Adaptado de: GONÇALVES, E. P.; RAMOS, F. R. S.; GARRAFA, V. O olhar da Bioética de Intervenção no trabalho do cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família (PSF). Revista Bioética, v. 10, n. 1, p. 225-239, 2010.

A Bioética de Intervenção se constrói com base na realidade brasileira e latino-americana em todos os seus contrastes e necessidades. Esse ponto de vista incorpora não somente as questões éticas, impostas pelo desenvolvimento biotecnocientífico e a assimetria da relação profissional-paciente, mas, também, situações relacionadas às políticas de saúde e às desigualdades sociais.

Atente que o seu referencial mínimo é o conceito de corporeidade que defende a ideia de que o corpo é a materialização da pessoa e sem ele a vida social não se concretiza, tornando-o um marco de intervenção ética, indispensável para garantir o necessário à vida de indivíduos e populações (GONÇALVES; RAMOS; GARRAFA, 2010)*.

* GONÇALVES, E. P.; RAMOS, F. R. S.; GARRAFA, V. O olhar da Bioética de Intervenção no trabalho do cirurgião-dentista do Programa Saúde da Família (PSF). Revista Bioética, v. 18, n. 1, p. 225-239, 2010. Disponível em:
http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/547/533. Acesso em: 6 jul. 2012.

Saiba Mais
Para saber mais sobre Biótica da Intervenção, acesse:

UNESCO. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Paris, 19 out. 2005. Tradução brasileira sob a responsabilidade da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília. Acesse o site:
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001461/146180por.pdf. Acesso em: 6 jul. 2012.

E, para conhecer mais acerca das questões do acesso ao atendimento, do serviço de referência, do vínculo e da participação popular e do controle social, leia também:

Sugerimos, ainda, que você assista ao vídeo que aborda, de modo simples e divertido, os conceitos de moral e ética, trata-se de uma entrevista com o Prof. Mário Sérgio Cortella, exibida no Programa do Jô Soares, clicando nos links abaixo:
VÍDEO - PARTE 1
VÍDEO - PARTE 2