Módulo 6: Politica de redes de atenção à saúde
Unidade 4:Ética em Saúde: Vulnerabilidade, Responsabilidade Profissional e Dilemas Éticos no Cuidado à Pessoa com DCNT

Vulnerabilidade: uma discussão Bioética
Dilemas Éticos

Dilemas Éticos

Os dilemas éticos também são oriundos de alguns pressupostos em nossa sociedade. Entre estes, o processo de tomada de decisão que é, em geral, assumido pelo médico, justificado nos sistemas institucionais de atendimento à saúde pela centralização da atuação médica em questões decisórias acerca do tratamento.

Diante disso, a participação dos enfermeiros no processo de tomada de decisão de dilemas éticos, apesar de importante, não encontra, em geral, espaço para uma atuação efetiva nas mesmas, o que acaba gerando insatisfação profissional. Novamente vocês podem ver aqui a relação ética fortemente implicada com a política.

Porém, nos últimos anos, o crescente avanço científico e tecnológico aplicado no processo de cuidar em saúde, principalmente para a enfermagem, tem afetado significativamente a prática destes profissionais.

Em consequência disto, cada vez mais a enfermagem emerge neste contexto baseada no seu compromisso ético e moral, especialmente com o cuidado humano, com a prática de ações permeadas por uma postura crítica e reflexiva, em que se considerem a dignidade humana (MASCARENHAS; ROSA, 2010)*.

Por um lado, os enfermeiros podem contribuir efetivamente para a tomada de decisões defendendo a autonomia do paciente e da família, mas por outro, ao priorizarem o desejo destes, diferentemente dos médicos, enfrentariam novos dilemas por terem que cumprir tratamentos com os quais não concordam (TOFFOLETTO, 2005)*.

E mais, paradoxalmente, as instituições de saúde e as respectivas políticas públicas de saúde têm reforçado a inserção da enfermagem nos processos de decisão, entre estes o processo de decisão ética. É, pois, insustentável uma prática assistencial na qual os diferentes profissionais envolvidos se abstenham ou não sejam inclusos no processo decisório. Ainda, a primeira questão que sinalizamos ao discutirmos ética e responsabilidade profissional e biopolíticas foi justamente inserir a problematização da necessária e pertinente inserção de cada profissional nesta complexa rede de assistência à saúde, muito além do processo curativo.

Por isso, como já sinalizado, precisamos nos deter na questão da competência para lidar com os dilemas éticos em saúde. Nesta direção, uma forma de apoiar os profissionais em lidar com dilemas éticos é a educação e o treinamento em ética.