Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 4: Intercorrências da Gravidez

Gestação de Alto risco: Enfoque de risco e vulnerabilidade
Compreensão da vivência da gestação de alto risco para atuar na atenção básica
Atuação do enfermeiro na atenção à gestante
Gestações de alto risco: conceitos, fatores de risco, sinais, repercussões e cuidados

Atuação do enfermeiro na atenção à gestante

Você já viu, em seus estudos, que os profissionais de saúde, especialmente o enfermeiro, têm papel de destaque na assistência e na educação em saúde, atendendo a mulher na sua unicidade e integralidade. Então, acompanhe mais orientação sobre essa atuação.

Palavra do Profissional
Mas qual é o papel do enfermeiro na atenção à gestante na atenção básica? Você sabe quem são as gestantes nessa condição em sua unidade e quais as patologias apresentadas?

A atenção à saúde da gestante de alto risco requer equipes especializadas e interdisciplinares e atenção individualizada à paciente, o que implica altos custos para a mulher e para a sociedade, quando essa faz uso dos serviços públicos de saúde.

O enfermeiro, de acordo com sua formação, está voltado para assistir integralmente a mulher independente do risco que ela possa apresentar ou local de entrada no sistema de saúde (XAVIER, 2007).

A lei do exercício profissional da enfermagem nº 7.498 é regulamentada pelo Decreto número 94.406/87, de 25 de junho de 1986. Por meio deles, fica determinado que o pré-natal de baixo risco possa ser realizado pelo enfermeiro (BRASIL, 1987), preferencialmente pelo enfermeiro obstétrico. (ZAMPIERI, 2010a).

Palavra do Profissional
Note que, além da consulta, o enfermeiro tem como função prestar assistência integral à mulher na gestação, no parto e pós-parto, identificar gestantes de risco e encaminhá-las aos outros profissionais (BRASIL, 2006a) e desenvolver atividades educativas, bem como planejar, avaliar, executar e gerir serviços, programas e políticas de saúde. (BRASIL, 1987).