Módulo 7: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
Unidade 1: Acolhimento, vínculo e responsabilização do enfermeiro na atenção aos usuários com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus

Atenção a usuários com HAS e DM

Acolhimento

Você já estudou o conceito de humanização, mas o tema é mais amplo por isso vamos aprofundar o conceito de acolhimento e logo após o conceito de vinculo, isso significa dizer que acolhimento e vínculo fazem parte do cotidiano da atenção à saúde e não são somente um conjunto de ações isoladas.

Pense em acolhimento como: escuta e diálogo; aproximação; inclusão; resolução de problemas; acesso!

Na atenção aos usuários com HA e com DM, o acolhimento deve envolver a abertura para o diálogo franco e sem críticas ao comportamento de não adesão! Se você usar uma postura onde não há espaço para uma conversa aberta, na qual possam discutir, por exemplo, sobre as “fugidas” da dieta, provavelmente essas pessoas não irão se sentir acolhidas.

O primeiro passo para o sucesso do cuidado ao usuário em condição crônica como a HA e o DM, é partir do pressuposto de que podem conversar sobre tudo o que envolve o viver nesta condição: medos, receios, crenças, relacionamentos, perdas, sofrimentos, alegrias, enfim, aquilo que constituir em necessidade para o usuário.

Segundo Franco, Bueno, Merhy (1999) e Santos e Santos (2011), o acolhimento vai para além de uma atitude do profissional, pois propõe inverter a lógica de organização e o funcionamento do serviço de saúde, partindo de três princípios:

  1. Atender a todas as pessoas que buscam os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal;
  2. Reorganizar o processo de trabalho, deslocando seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional;
Qualificar a relação trabalhador-usuário a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e de cidadania.

Palavra do Profissional
Pense em sua realidade! Estes princípios têm orientado a atuação da equipe da sua Unidade? E a enfermagem, como tem se posicionado?

Vale ainda destacar que esses princípios precisam ser pensados no nível individual e no coletivo. Promover esta relação acolhedora na enfermagem envolve abrir espaço para a participação dos usuários, ouvir suas queixas, suas necessidades, prioridades.

Não se limita apenas ao ato de recepcionar os usuários, mas de uma sequência de ações que fazem parte do processo de trabalho, na relação com o usuário, dentro e fora do serviço de saúde.

O acolhimento pode ser também compreendido na perspectiva dos trabalhadores de saúde que precisam ser bem acolhidos em seu processo de trabalho, envolvendo: capacitações, salários, incentivos, espaços de escuta pela gestão, níveis de autonomia no trabalho, cuidado ao cuidador (SOUZA et al., 2008). Esta deve ser uma luta constante.

Compartilhando
Lembre-se, sua participação nos órgãos de classe, especialmente Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Conselho Regional De Enfermagem (COREn) fazem parte desta luta para alcançar essas condições.

Vamos pensar na atenção à pessoa com DM e HAS. Viver com essas doenças requer um empenho diário dos usuários para a resolução das dúvidas que aparecem sobre a doença e o tratamento. Às vezes, são dúvidas simples e que poderiam ser resolvidas com um rápido encontro com o enfermeiro, sem precisar de agendamento específico.

Esses espaços existem em seu serviço? Se não, pense criativamente em como criá-los. Lembre-se: o uso do telefone e da internet tem crescido ao longo dos últimos anos. Veja os dados do Vigitel, os quais apontam que mais de 90% da população tem telefone.

Saiba Mais
Para saber mais, confira o estudo que descreve as características do padrão de atividade física da população adulta das capitais de Estados brasileiros e do Distrito Federal em 2006 no artigo: BRASIL. SUS. Padrão de atividade física em adultos brasileiros: resultados de um inquérito por entrevistas telefônicas.

Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil: Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2006.

Para ler clique aqui.

Saiba Mais
Para complementar seu aprendizado, sugerimos a leitura do Manual de acolhimento nas práticas do SUS. Clique aqui para ver.

Palavra do Profissional
Lembre-se: conversar e colocar claramente seus limites e solicitar compreensão do outro são sempre iniciativas que tem mais sucesso!

Siga para a próxima página e entenda a importância do vínculo dentro da humanização na atenção ao usuário com HAS e DM.