Você já estudou o conceito de humanização, mas o tema é mais amplo por isso vamos aprofundar o conceito de acolhimento e logo após o conceito de vinculo, isso significa dizer que acolhimento e vínculo fazem parte do cotidiano da atenção à saúde e não são somente um conjunto de ações isoladas.
Pense em acolhimento como: escuta e diálogo; aproximação; inclusão; resolução de problemas; acesso!
Na atenção aos usuários com HA e com DM, o acolhimento deve envolver a abertura para o diálogo franco e sem críticas ao comportamento de não adesão! Se você usar uma postura onde não há espaço para uma conversa aberta, na qual possam discutir, por exemplo, sobre as “fugidas” da dieta, provavelmente essas pessoas não irão se sentir acolhidas.
O primeiro passo para o sucesso do cuidado ao usuário em condição crônica como a HA e o DM, é partir do pressuposto de que podem conversar sobre tudo o que envolve o viver nesta condição: medos, receios, crenças, relacionamentos, perdas, sofrimentos, alegrias, enfim, aquilo que constituir em necessidade para o usuário.
Segundo Franco, Bueno, Merhy (1999) e Santos e Santos (2011), o acolhimento vai para além de uma atitude do profissional, pois propõe inverter a lógica de organização e o funcionamento do serviço de saúde, partindo de três princípios:
![]() |
Palavra do Profissional |
O acolhimento pode ser também compreendido na perspectiva dos trabalhadores de saúde que precisam ser bem acolhidos em seu processo de trabalho, envolvendo: capacitações, salários, incentivos, espaços de escuta pela gestão, níveis de autonomia no trabalho, cuidado ao cuidador (SOUZA et al., 2008). Esta deve ser uma luta constante.
![]() |
Compartilhando |
Vamos pensar na atenção à pessoa com DM e HAS. Viver com essas doenças requer um empenho diário dos usuários para a resolução das dúvidas que aparecem sobre a doença e o tratamento. Às vezes, são dúvidas simples e que poderiam ser resolvidas com um rápido encontro com o enfermeiro, sem precisar de agendamento específico.
Esses espaços existem em seu serviço? Se não, pense criativamente em como criá-los. Lembre-se: o uso do telefone e da internet tem crescido ao longo dos últimos anos. Veja os dados do Vigitel, os quais apontam que mais de 90% da população tem telefone.
![]() |
Saiba Mais |
![]() |
Saiba Mais |
![]() |
Palavra do Profissional |