Atualmente, o que pretendemos com a interdisciplinaridade é a busca de integração e de instauração de formas de totalidade em um campo de saber múltiplo, pluralista, heterogêneo; reconhecendo a complexidade dos fenômenos, dialeticamente, com olhares diferenciados, resgatando uma unidade que perdemos no decorrer da história (MEIRELLES, 2003).
Esta totalidade só é apreensível por meio das partes e das relações entre elas. Implica uma complexidade em que cada fenômeno só pode vir a ser compreendido como um momento definido em relação a si e em relação aos outros fenômenos.
Neste sentido, faz-se necessária a compreensão do outro na sua singularidade, nas suas particularidades, para que haja o entendimento e a construção do novo. Precisamos compreender o ser humano como parte e também constituinte da sociedade, em constante relação com o seu meio ambiente.
![]() |
Saiba Mais |
A partir do que já estudamos você conseguiria definir a interdisciplinaridade?
Que tal um exercício em que você tente descrever com poucas palavras a definição destes termos? Vamos lá?
Disciplinaridade
Multidisciplinaridade
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Clique aqui e registre sua definição no Destaque de Conteúdo.
Diante de todos os elementos já focalizados e discutidos sobre a promoção da saúde (que traz uma concepção de saúde mais abrangente com a importância da determinação social da doença), o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar torna-se fundamental na atenção em saúde. Isto se dá, pois, no individual e no coletivo, se concentram numerosas ações sanitárias que requerem interpretação, coordenação e integralidade para que as intervenções sejam efetivas.
![]() |
Palavra do Profissional |