A equipe que deseja ter uma atuação interdisciplinar exige uma visão mais ampla destes profissionais sobre o processo saúde-doença, nos quais, além do desequilíbrio biológico, são considerados a estrutura social, econômica, política e cultural como fatores que determinam como as pessoas vivem, como o processo se instala e como estes indivíduos reagem a ele.
Assim, os profissionais necessitam interagir, dialogar, cooperar entre si na construção de um novo pensar e fazer diante da realidade das pessoas que atendem.
Vamos refletir um pouco sobre isto. No serviço de saúde em que você atua, como se estabelecem as relações na equipe multiprofissional? Está presente a perspectiva da interdisciplinaridade? Tente escrever sobre isto em poucas palavras no Destaque de Conteúdo.
As necessidades de cuidado à saúde dos usuários de forma mais integral podem ser consideradas como fatores que possibilitam e também facilitam a ação interdisciplinar. Elas favorecem as trocas, o diálogo entre os profissionais ou consigo mesmo, e a busca de alternativas para conhecer mais e melhor, agindo e enfrentando melhor as situações. Assim, a interdisciplinaridade responde às necessidades do usuário como também dos profissionais na busca de novos conhecimentos diante da condição crônica de saúde.
A interdisciplinaridade, também considerada em seus princípios educativos e na construção contínua de novos conhecimentos, pode ser considerada como um importante fator de transformação da organização do trabalho e conscientização dos profissionais de saúde na busca de ações efetivas para a sociedade da qual fazem parte, principalmente com relação à promoção da saúde.
Fonte: MEIRELLES, 2003.
Um aspecto importante quando discutimos o cuidado nas condições crônicas de saúde, é que a área ainda tem o grande desafio de implantar a sua rede de atenção dentro do Sistema Único de Saúde. Por exemplo, ao pensarmos a educação em saúde aos usuários com diabetes, é recomendado o trabalho em equipe multiprofissional. Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Diabetes discute a interdisciplinaridade, pois a forma de interação entre os membros de um grupo de educação em saúde é fator determinante do sucesso ou do insucesso de suas intervenções.
![]() |
Saiba Mais |
Cuidado! Na equipe simplesmente multidisciplinar os profissionais das diversas áreas atuam isoladamente com o usuário, cada um a sua maneira e sem a preocupação de proporcionar uma estratégia educacional integrada e efetiva.
Na equipe interdisciplinar existe uma atuação conjunta de cada área profissional, proporcionando uma intervenção diagnóstica, educacional e terapêutica de caráter integrado, em que o responsável de cada área avalia as condições e necessidades de cada paciente, discutindo as intervenções necessárias com todos os outros profissionais do grupo de educação.
![]() |
Saiba Mais |
Quando o grupo é genuinamente interdisciplinar, até as intervenções de terapêutica farmacológica são discutidas e debatidas por todos os profissionais envolvidos para que cada um se sinta responsável, individualmente, pelo sucesso ou insucesso das intervenções adotadas (PIMAZONI NETTO, 2009).