Acompanhe como se desenvolve a ação da equipe de Interdisciplinaridade, frente as adversidades mais encontradas.
As intervenções interdisciplinares têm como objetivo fazer uma junção entre conhecimentos e disciplinas, que intercedam efetivamente na qualidade de vida desta população desde o diagnóstico até o período pós-tratamento, favorecendo de forma prioritária o seu retorno às atividades físicas, sociais e profissionais (BRASIL, 2004b).
A equipe interdisciplinar é formada por:
• Grupo de profissionais, com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, inter-relacionando-se num mesmo ambiente de trabalho, por meio de comunicações formais e informais.
• Trabalho colaborativo-complementar (GIMENES; CARVALHO-MAGUI; CARVALHO, 2000).
Veja na animação a seguir como esta equipe deve ser formada:
As intervenções estabelecidas visam orientações para o domicílio, para o autocuidado, para o tratamento ambulatorial e hospitalar e para os grupos educativos. Deve ser garantido o acesso às informações relacionadas aos direitos previstos em lei e adequação dos recursos que garantam uma atenção integral, resolutiva e com estabelecimento de vínculo (BRASIL, 2004b).
| Palavra de Profissional |
A atuação do assistente social visa, principalmente, a avaliação do perfil socioeconômico e as orientações quanto aos direitos das pessoas com diagnóstico de câncer (BRASIL, 2008a).
A identificação do perfil familiar, com o objetivo de conhecer as carências sociais, econômicas e culturais do paciente e da família, apoia o paciente e a família dentro das dificuldades vivenciadas por estes, com aporte de direitos sociais e recursos públicos (CARVALHO, 2008).
A atuação do enfermeiro perpassa todas as etapas diagnósticas e terapêuticas no câncer. A consulta e pós-consulta de enfermagem são essenciais, pois possibilitam a identificação das necessidades de cuidado, do plano de cuidados de enfermagem e ainda favorece o vínculo entre o profissional, pessoa com diagnóstico de câncer e familiares (BRASIL, 2004b; BRASIL, 2008a).
Por meio do processo de enfermagem como método sistemático de prestação de cuidados humanizados, o enfermeiro avalia continuadamente o estado biopsicossocial, planeja a assistência individualizada, estabelece, entre outros resultados, o conforto e o bem-estar, assim como o apoio à família (ANDRAUS; MINAMISA; MUNARI, 2004; CARVALHO, 2008; COSTA; LUNARDI; SOARES, 2003; PARO; PARO; FERREIRA, 2005).
| Palavra de Profissional |