Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 4: Cuidados paliativos a pessoas em condição crônica de saúde

O Processo de morte e morrer na relação com os Cuidados Paliativos
Terminalidade e cuidados paliativos
Os Cuidados Paliativos na sua relação com o usuário do Sistema de Saúde com DCNT, com a família e com a Rede de Atenção à Saúde
Proporcionar Cuidados Paliativos exige mudanças de atitudes e educação da equipe de saúde
Cuidando de quem cuida na perspectiva dos Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos

Este tema esta sendo abordado a partir de uma perspectiva que incorpora as atuais discussões dos cuidados paliativos à pessoa com DCNT. Além disso, você terá subsídios para aprimorar suas competências no manejo com o processo de morte e morrer na relação com os cuidados paliativos.

Cuidados paliativos

Os cuidados paliativos consistem em uma abordagem que visa à melhoria da qualidade de vida das pessoas e de seus familiares que enfrentam doenças ameaçadoras à vida, através da prevenção e do tratamento precoce dos sintomas do sofrimento físico, psíquico, espiritual e social. Esses cuidados devem ser prestados a todos os indivíduos, em paralelo aos cuidados curativos, sendo a intensidade individualizada de acordo com as necessidades, com os desejos das pessoas e de seus familiares e considerando ainda a evolução própria de cada doença (MORITZ et al, 2011).

Acompanhe na animação a seguir mais detalhes sobre esta reflexão:

Além disso, você pode se perguntar: de que modo a temática dos cuidados paliativos é inserida em uma discussão que contemple as tecnologias do cuidado em saúde?

Neste sentido, e complementando o que já foi expresso na introdução deste Módulo IX, sinalizamos que os cuidados paliativos constituem, na atualidade, outro modo de cuidar, uma ressignificação no processo de cuidar. Lembrem-se: as tecnologias do cuidado incluem, também, conhecimentos sistemáticos e especializados, cujos resultados podem ser alcançados mediante um planejamento eficiente. Logo, entendemos que os cuidados paliativos constituem-se em uma tecnologia do cuidado à saúde, enquanto uma inovação no processo de trabalho, na tentativa de resolver uma necessidade e uma realidade emergente no atual contexto da saúde.