Outros pontos importantes a serem observados e principalmente aplicados dizem respeito aos cuidados com armazenamento e manuseio no preparo de cada alimentação, por isso, apresentamos alguns pontos a serem observados quanto aos cuidados com os alimentos e os líquidos.
Recomendamos ainda que:
Lave suas mãos cuidadosamente com sabão, com muita água corrente, esfregando a parte frontal e dorsal das mãos (palma e dorso), entre os dedos e embaixo das unhas.
Deixe as mãos secarem com o ar ou seque-as com um toalha/pano de cozinha limpo e seco. Não é recomendado secá-las em sua roupa ou em toalha compartilhada.
PONTOS-CHAVE DOS CUIDADOS HIGIÊNICOS NO PREPARO, MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS:
• A água oferecida ao bebê deve ser tratada, filtrada ou fervida, bem como a água utilizada para limpar os alimentos e os utensílios envolvidos na alimentação da criança. Lavar bem as hortaliças e frutas, mesmo quando forem ser consumidas sem casca.
• Lavar bem as mãos com água corrente e sabão antes de preparar e de fornecer alimentação para a criança. Os alimentos devem ser oferecidos em recipientes limpos.
• Preparar somente a quantidade que a criança come. Não oferecer à criança sobras de alimentos da refeição anterior.
• Manter os alimentos sempre cobertos.
Ao finalizarmos este estudo, gostaríamos de deixar claro que não tivemos a pretensão de esgotar todo o saber existente acerca dos temas aleitamento materno e alimentação complementar, uma vez que ambos são amplos e complexos. Procuramos trazer a tona elementos essenciais que pudessem servir de referência para a prática profissional inserida em seus diferentes contextos.