Módulo 9: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: O Puerpério e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil.
Unidade 4: Aleitamento materno e alimentação complementar saudável

Amamentação
A alimentação complementar saudável
Características da alimentação complementar adequada
Alimentação: Cuidados e manuseio

Pirâmide alimentar l

A alimentação complementar adequada inclui alimentos ricos em energia e micronutrientes, isentos de contaminação (seja por microrganismos patogênicos, toxinas ou por produtos químicos nocivos à saúde), com pouca quantidade de sal ou condimentos. Que seja de fácil consumo e tenha boa aceitação pela criança, em quantidade e qualidade apropriadas, fáceis de preparar a partir dos hábitos alimentares da família e economicamente viáveis para esta.

A alimentação complementar deve ser dada dos seis aos onze meses, três vezes ao dia, e a partir dos 12 meses de idade, 5 (cinco) vezes ao dia.

Crianças entre 12 e 24 meses devem receber 3 (três) refeições e mais 2 lanches nutritivos, além do leite materno. A partir dos 2 anos, a criança deve compartilhar da dieta da família e necessita de 3 refeições e dois lanches por dia (BRASIL, 2010).

Os alimentos deverão ser variados e coloridos, como folhas verde-escuras, frutas e legumes alaranjados e vermelhos. Em vez de triturar alimentos no liquidificador, deverão ser amassados com o garfo. As frutas a serem oferecidas deverão ser frescas e os sucos, naturais. inserir imagem neste espaço ao lado do texto

É importante dar à criança um alimento de cada vez, para ela ir se acostumando com o alimento e para a mãe poder identificar se algum dos alimentos está provocando alergia ou algum desconforto abdominal na criança.

Os vegetais devem ser bem cozidos com pouco líquido, de preferência com caldo de carne de boi ou galinha. O organismo da criança aproveita melhor a vitamina A quando é colocado um pouco de óleo na sua papa. A criança já pode comer gema de ovo, mas sem a clara. Vejamos os principais grupos de alimentos no quadro abaixo.

Quadro 4.3 – Grupos de alimentos



Fonte: Brasil (2010d).

Dando continuidade aos estudos você conhecerá sobre as recomendações atuais para a alimentação complementar da criança em aleitamento materno. Vamos em frente!