Na inspeção geral é possível observar a pele com relação à cor, à textura, ao turgor; presença de lanugem, cabelos e unhas, olhos (simetria, distância entre eles, forma, presença de secreção, hiperemia, coloração das conjuntivas, escleróticas e mucosas, posicionamento das fendas palpebrais, edema de pálpebras, movimentação dos globos oculares). Com relação aos olhos, podem ser observadas a presença de estrabismo ocasional (olhos que se cruzam) e nistagmo leve (movimentos oculares involuntários) (ORSHAN, 2010).
A animação a seguir destaca mais alguns aspectos a serem observados na inspeção.
Verifique o coto umbilical quanto à presença de sinais flogísticos, secreção, sangramentos e estado de mumificação do mesmo (HOCKENBERRY, 2006; ORSHAN, 2010). Realize a ausculta do abdome, verificando a presença de ruídos e a motilidade intestinal.
Perímetro torácico e circunferência abdominal são verificados nesse momento. Retome o conteúdo descrito no Módulo VII.
Com relação à genitália masculina, inspecione a integridade da pele e mucosa; a presença de edema, secreção e esmegma; o comprimento do pênis; o orifício uretral; o prepúcio; a presença de hérnias, hidrocele, fimose; a presença de episódios de ereção, reflexo cremastérico. Palpe os testículos (na bolsa escrotal ou canal inguinal). Na genitália feminina, verifique a integridade da pele e da mucosa,a presença de edema (comum nessa idade), a secreção mucoide ou secreção com sangue (pseudomenstruação – devido a hormônios maternos), o tamanho do clitóris (normalmente aumentado), o orifício da vagina e o meato urinário (difícil visualização) (HOCKENBERRY, 2006; ORSHAN, 2010). Verifique ainda a presença de hérnias inguinais.
Inspecione o ânus pérvio (presença, frequência e quantidade de mecônio). Ausculte ruídos intestinais hidroaéreos; palpe abdome e verifique a presença de massas abdominais. Verifique também a presença de urina (frequência, quantidade e característica). Palpe os pulsos femorais bilateralmente (ORSHAN, 2010).
Mesmo que a observação tenha sido utilizada no início do exame físico, ela não pode ser considerada como uma técnica isolada. Ela se constitui em importante aliada no decorrer da avaliação do recém-nascido, uma vez que observações das reações deste ocorrem durante todo o exame físico (ORSHAN, 2010).
A avaliação do estado comportamental do recém-nascido nos permite mensurar a resposta deste aos estímulos externos e a interpretação de mudanças fisiológicas e comportamentais. Investiga-se o estado do recém-nascido para avaliar sua capacidade para controlá-lo, de ir de um estado a outro com tranquilidade e de manter sua condição alerta (ORSHAN, 2010).
Nesse sentido, observa-se o estado do sono no recém-nascido (sono profundo, sono ativo) e o estado de alerta (sonolento, alerta quieto, alerta ativo e choro) (HOCKENBERRY, 2006; ORSHAN, 2010) ; sinais de estresse (inconsolabilidade, irritabilidade, sono difuso, choro).
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É importante destacar que recém-nascidos a termo e hígidos apresentam facilidade em ir de um estado a outro e de demonstrar um padrão único e organizado de controle (ORSHAN, 2010).
Na continuidade do exame físico, inspecione as capacidades sensoriais do recém-nascido, como a visão (responde a estímulos visuais, capacidade de fixar um objeto e seguir seu movimento, com até 6,5cm de distância) (HOCKENBERRY, 2006; ORSHAN, 2010). Os recém-nascidos preferem objetos com grandes contrastes ou contornos bem definidos, de 20 a 30cm de distância. Com relação à audição, verifique respostas a estímulos auditivos (o recém-nascido direciona a cabeça em reação à voz), reagindo de forma negativa a ruídos altos e perturbadores (ORSHAN, 2010).
Segundo Orshan (2010), o olfato pode ser avaliado, uma vez que recém-nascidos apresentam este sentido muito bem desenvolvido e são capazes de detectar e identificar vários odores fazendo caretas ou se assustando frente a odores fortes. Avalia-se também o tato, mediante o toque suave no recém-nascido e sua reação; esta capacidade sensorial já está bem desenvolvida ao nascimento. Com relação ao paladar, o recém-nascido a termo apresenta completo desenvolvimento dessa capacidade ao nascimento, ele consegue distinguir gostos diferentes (por exemplo, prefere água com glicose a água esterilizada) (ORSHAN, 2010).
Realize avaliação motora (tônus e postura) e avaliação de movimentos (qualidade, amplitude, variabilidade e simetria). Verifique ainda a presença de reflexos (moro, preensão palmar e plantar, marcha, Babinski, procura, sucção e vômito) (HOCKENBERRY, 2006; ORSHAN, 2010) e a presença e a frequência de tremores.
Para finalizar, verifique a relação mãe-filho, como o apego, as reações do bebê frente aos cuidados maternos, durante o aleitamento materno, a interação da mãe com o bebê (conversa, toque).
Procuramos, até o momento, delinear ao máximo o que deve ser apreendido para a realização do exame físico do recém-nascido em Alojamento conjunto.
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Grande parte das modificações que acontecem ao recém-nascido foi discutida no módulo anterior. Portanto, se você julgar necessário, retome a leitura do seu conteúdo.