Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 4: A avaliação Secundária da vítima de trauma

A avaliação Secundária da vítima de trauma

Exame físico detalhado

A seguir, acompanhe as informações sobre o exame físico detalhado, focado em dados emergenciais, em cada seguimento corpóreo.

Ainda na avaliação secundária, você pode obter, por meio da sigla AMPLA, informações sobre o cliente junto ao familiar e/ou socorristas.  Saiba o que esta sigla significa a seguir:


Depois da avaliação secundária e da estabilização hemodinâmica, o cliente é encaminhado para a realização de exames e procedimentos diagnósticos. Se o hospital não oferecer recursos necessários para o diagnóstico e o tratamento definitivo do cliente traumatizado, todos os esforços deverão ser feitos para que a transferência seja realizada o mais rápido possível, utilizando a regulação de vagas do SUS (FUNDAP, 2010).

Nesta avaliação, o enfermeiro identifica os seguintes diagnósticos de enfermagem: Integridade da pele prejudicada, Integridade tissular prejudicada, Ansiedade e Dor Aguda (NANDA, 2010).

Quadro: Diagnósticos de enfermagem relacionados à dor no paciente vítima de trauma. Fonte: Bulechek, Butcher e Dochterman (2010).

Siga para a próxima página e acompanhe o tema intervenções de enfermagem relacionadas ao medo e a ansiedade.