Epidemiologia

Acessando os Sistemas de Informações em Saúde (SIS)

Créditos

páginas:

Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC)

Como podemos conhecer informações sobre os nascidos vivos em Santa Catarina?

Clique aqui para acessar a animação.

Acompanhe agora um exemplo de como a análise dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos em Santa Catarina pode nos dar informações preciosas.

Clique aqui e leia o artigo: CASCAES, A. M. Prematuridade e fatores associados no estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2005: análise dos dados do sistema de informações sobre nascidos vivos. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 5, p.1024-1032, maio 2008.

Nele, um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina utilizou os dados do SINASC e obteve informações de grande relevância para a Saúde Pública.

Verificamos, por exemplo, que, em Santa Catarina, a proporção de crianças com baixo peso ao nascer aumentou de 5,5%, em 2000, para 6,1%, em 2005. Também é possível constatar que a idade média das mães era de 25,8 anos em 2005, e que 37% delas não tiveram o recomendado de sete ou mais consultas durante o pré-natal.

Utilizando algumas técnicas estatísticas mais sofisticadas, também observamos que a chance de a criança nascer prematura foi maior em mães com idade superior a quarenta anos e inferior a vinte anos, aquelas com menor número de consultas de pré-natal e aquelas submetidas ao parto cesariano.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 2 - páginas:
Próximo
Tópico