Processo de Trabalho na Atenção Básica

As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF

Créditos

página:

Clínica ampliada

Na produção de cuidado, toda profissão de saúde faz um recorte, um destaque de sintomas e informações, a depender do núcleo de saber profissional envolvido. A clínica ampliada busca, através da interação entre a equipe e da intersetorialidade, constituir-se como um instrumento para enxergar e atuar na clínica para além dos pedaços fragmentados, sem deixar de reconhecer e utilizar o potencial dos diferentes saberes.

Além disso, é preciso criar mecanismos de suporte aos profissionais, de forma queeles que possam lidar com as próprias dificuldades e com aproximações e distanciamentos positivos e negativos nas diferentes situações identificadas e trabalhadas através de uma clínica ampliada.

Dessa perspectiva surge a construção compartilhada dos diagnósticos e das terapêuticas. Ao ampliar a compreensão do processo saúde–doença, reconhecemos que a ação clínica é complexa, tanto nos determinantes do processo que origina a doença como nas consequências das intervenções profissionais.

No entanto, os profissionais de saúde ainda apresentam uma formação díspar em relação a esses pressupostos e processo de trabalho. Assim, é fundamental que a gestão promova suporte para os profissionais de saúde.

Para tanto, uma rede de relações claras e saudáveis deve existir, de forma que ocorra a formação de vínculos entre usuários, família e comunidade com a equipe de saúde.

Veja algumas estratégias que a PNH sugere para adoção na Atenção Básica, objetivando a formação de vínculos.

Quadro - Componentes do Projeto de Saúde no Território Fonte: BRASIL, 2010, p.31.

Leitura Complementar:

Leia este artigo: BRASIL. Ministério da Saúde. Clínica ampliada, equipe de referência e Projeto Terapêutico Singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível aqui. Acesso em: 10 mar. 2012.

Lacerda e Moretti-Pires

Tópico 3 - página:
Próximo
Tópico