Processo de Trabalho na Atenção Básica

As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF

Créditos

página:

Projeto Terapêutico Singular

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.

Nesse sentido, pode ser utilizado como uma ferramenta do processo de integração entre NASF e equipes vinculadas, permitindo que, mesmo em situações em que seja necessária uma intervenção específica do profissional do NASF, a equipe de referência possa manter a coordenação do cuidado.

Para isso, o PTS desenvolve-se em quatro momentos:

*BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica, 27).

O Projeto Terapêutico Singular pode ser proposto também para um território, sendo desenvolvido no mesmo momento, tendo como sujeito a comunidade ou parte dela.

Leitura Complementar:

OLIVEIRA, G. N. O projeto terapêutico como contribuição para a mudança das práticas de saúde. Dissertação (Mestrado) – Campinas, São Paulo, 2007. Disponível aqui.

TRAD, Leny Alves Bomfim; ROCHA, Ana Angélica Ribeiro de Meneses e. Condições e processo de trabalho no cotidiano do Programa Saúde da Família:coerência com princípios da humanização em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p. 1969-1980, 2011. Disponível aqui.

Lacerda e Moretti-Pires

Tópico 4 - página:
Próximo
Tópico