Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 2: Aspectos epidemiológicos das DCNT

Sistemas de informação em saúde
Prevalência por Doenças Crônicas
Mortalidade por Doenças Crônicas
Morbidade por Doenças Crônicas
Doenças Crônicas

Sistemas de informação em saúde

No Brasil, há alguns sistemas de informação em saúde que permitem verificar a distribuição das doenças crônicas. Você conhecerá aqui o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o alguns dados do IBGE* sobre a população brasileira e, também, outros sistemas específicos, tais como: HIPERDIA, SISCOLO e SISMAMA.

*Esses dados estão disponíveis no site: www.datasus.gov.br

Atualmente, no Brasil, estão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vinte e um sistemas de informação em saúde. Acesse a animação a seguir e aprenda mais sobre o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM).

Na página inicial do sistema, na opção "Informações de Saúde – Estatísticas Vitais", você poderá pesquisar, por exemplo, por: Mortalidade - 1996 a 2009, pela CID-10, com as subdivisões apresentadas:


Você poderá selecionar somente uma das três opções no mapa: região, estado ou município. Ao escolher uma opção, abrirá uma nova tela na qual constarão as informações a serem cruzadas em relação à mortalidade.


Nesta nova tela, você pode obter as informações que precisar cruzando linha, coluna e conteúdo. Há, também, no canto superior direito, o item "nota técnica", para o conhecimento das informações contidas nesta tela.


Na figura, observe que há diversas opções no primeiro quadrado, Linha: abrangência geográfica, Classificação Internacional de Doenças (CID), faixa etária, sexo, dentre outras. Na Coluna, segundo quadrado, as variáveis são semelhantes às contidas na Linha com algumas variações. No terceiro quadrado, Conteúdo, temos o local do óbito, por residência (onde a pessoa mora) ou por ocorrência (onde aconteceu o óbito). O restante dos destaques consta do que se chama filtro: o que se quer destacar, e constam do detalhamento das variáveis contidas nos itens Linha e Coluna.



Para a sua melhor compreensão, confira os exemplos apresentados a seguir.