Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 2: Aspectos epidemiológicos das DCNT

Sistemas de informação em saúde
Prevalência por Doenças Crônicas
Mortalidade por Doenças Crônicas
Morbidade por Doenças Crônicas
Doenças Crônicas

Vigilância Epidemiológica

Outro componente estratégico para o planejamento efetivo e eficiente dos programas de controle é a Vigilância Epidemiológica que, por meio do monitoramento e da análise de possíveis mudanças no perfil das enfermidades, tem o objetivo de vigiar as doenças que atingem as populações. Objetiva ainda, o monitoramento e a avaliação dos programas implementados (BRASIL, 2010a)*.

* BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação de prevenção e Vigilância. Câncer no Brasil: dados dos registros de base populacional, v.4. Rio de Janeiro: INCA, 2010a.


A Vigilância é realizada por meio dos Registros de Base Populacional e dos Registros Hospitalares das Doenças. Esses registros possibilitam conhecer a morbidade, a incidência e a mortalidade (BRASIL, 2012a)*.

* BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Epidemiologia, informação e vigilância do câncer. 2012a. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=488. Acesso em: 18 abr. 2012.

Os sistemas de informação em saúde permitem o monitoramento dos índices de enfermidades. A vigilância do diabetes e da hipertensão é feita pelo HIPERDIA.

Para o câncer, os dados coletados pela vigilância epidemiológica estão disponíveis em agrupamentos de informações, cada qual com seus respectivos objetivos e particularidades. Confira-os na animação a seguir:


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOBRE O CANCÊR

Registro Hospitalar de Câncer (RHC)
são fontes sistemáticas de informações, instaladas em hospitais gerais e especializados em oncologia (BRASIL, 2010b). Você pode navegar a qualquer hora no Integrador RHC, ele está a sua disposição no Portal IRHC. Disponível em: https://irhc.inca.gov.br/RHCNet/. Acesso em: 26 jun. 2012.
Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP)
são centros sistematizados de coleta, armazenamento e análise da ocorrência e das características de novos casos (novas incidências) de câncer em uma população, com o registro de pessoas que residem em uma determinada área geográfica e que possuem um diagnóstico confirmado de câncer (BRASIL, 2012a). Com base nas informações de 28 RCBP, hoje existentes no Brasil, se consolida o sistema de morbidade por câncer, possibilitando cálculos mais abrangentes sobre as estimativas de câncer (BRASIL, 2010a).
Estimativa de incidência de câncer no Brasil
número aproximado de casos novos que deverão ocorrer em uma determinada área geográfica num determinado período de tempo. É publicada pelo INCA a cada dois anos, sempre com base nas informações geradas pelos RCBP (BRASIL, 2012a; BRASIL, 2011).
Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil
auxilia os profissionais de saúde pública na determinação de prioridades necessárias à prevenção e ao controle do câncer. Disponibiliza a identificação das taxas de mortalidade, anos potenciais de vida perdidos, mortalidade proporcional por câncer, dentre outros dados (BRASIL, 2012a).

Com essas ferramentas de acesso às informações em saúde, você poderá verificar os dados específicos de sua Cidade/Estado.