O processo para acessar ao SIH é semelhante ao utilizado para acessar ao SIM. Na página inicial do site, vá ao ícone "Informações de Saúde – Assistência a Saúde" e veja a seguir.
![]() |
Saiba Mais |
Nesse sistema, você pode optar entre duas variáveis: que tipo de morbidade você procura e qual a região deseja pesquisar.
É importante ressaltar que o SIH é um sistema originado para cumprir metas financeiras, e não epidemiológicas, o que, às vezes cria desvios quando a análise não leva em conta este objetivo.
Ao selecionar as variáveis, abre-se outra tela, conforme a Figura apresentada a seguir.
Observe que essa tela possui a mesma lógica da tela relativa à mortalidade, e as suas opções de linha e de coluna também são semelhantes. O conteúdo muda, aqui ele é relacionado às internações hospitalares, que são eventos medidos em dias e em valores financeiros.
Conforme você pode observar, o sistema possui informações de número de internações, de valor da Autorização da Internação Hospitalar (AIH), de valor médio, de valor dos serviços médicos e hospitalares, dos dias de permanência, da média de permanência, e da morbidade hospitalar e óbitos.
Através desse sistema, conseguimos mensurar os gastos por doença e agravo, os dias de internação, as idades, os sexos, os locais, entre outras informações.
![]() |
Saiba Mais |